A 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional do Pijama e toda a rede de creches e centros de atividades de tempos livres (ATL) da Praia da Vitória aderiu ao espírito da “Missão Pijama”, desenvolvendo um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas com o intuito de promover a causa associada: “Uma criança tem direito a crescer numa família”.
O Dia Nacional do Pijama é anualmente comemorado a 20 de novembro, sendo esta data coincidente com o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança, visando a sensibilização para a mudança e para a importância da criança crescer no seio da família.
Assim, neste dia, as crianças até aos 10 anos (creches, jardins de infância e escolas de 1º ciclo), nas instituições e escolas participantes de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há escolas portuguesas -, vêm vestidas em pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa.
Para além de vestirem o pijama são desenvolvidas, ao longo da semana, várias atividades de carater lúdico-pedagógico, como danças e coreografias, acantonamento, jogos e estórias infantis, propostas pelo site www.mundosdevida.pt.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória associa-se, mais uma vez, a esta iniciativa, através da sua rede municipal de creches e ATL’s. Para além das várias atividades lúdico-pedagógicas que serão desenvolvidas, destaque para a participação das crianças na criação de um mural, no Centro Histórico da Praia da Vitória, alusivo à temática “Uma Criança precisa de abraços, o País precisa de crianças”.
Também a Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro se associa às comemorações do Dia Nacional do Pijama, através da sua atividade a “Hora do Conto”, em que a estória escolhida foi também referenciada pelo mesmo portal online.
O Dia Nacional do Pijama tem uma base lúdica, educativa e solidária, tentando chamar a atenção para o problema das crianças desfavorecidas e aumentar o número de famílias de acolhimento em Portugal, por forma a que as crianças que estão separadas dos seus pais possam ser acolhidas por casais dispostos a dar-lhes carinho, amor e educação.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt