A Câmara Municipal da Praia da Vitória pretende retirar, até ao final de 2020, todas as estruturas com amianto em infraestruturas municipais no Concelho. A garantia foi dada, esta quarta-feira, 18 de dezembro, pela vereadora Raquel Borges, no final de uma visita a vários espaços no âmbito do levantamento das áreas a intervencionar.
Segundo a responsável municipal, o objetivo é concretizar, no próximo ano, a erradicação total do amianto em espaços em que a Autarquia pode intervencionar no Concelho da Praia da Vitória, finalizando o processo que começou com a retirada de todo o amianto dos estabelecimentos de ensino.
“Este conjunto de ações surge com o intuito de proteger as pessoas que frequentam os espaços onde ainda persistem elementos de construção que contêm amianto, prevenindo eventuais riscos para a saúde pública. Inicialmente, as intervenções ocorreram nos estabelecimentos de ensino sinalizados para o efeito, não obstante a identificação efetuada das restantes infraestruturas locais que serão intervencionadas”, refere a autarca praiense, que tem o pelouro das infraestruturas municipais.
“Apesar da presença de amianto em edificações não constituir, por si só, um risco para a saúde, a deterioração dos materiais que contém este elemento pode ser perigosa, o que leva a que tenhamos, enquanto Autarquia, de agir preventivamente no sentido de assegurar a qualidade de vida da população”, sublinha Raquel Borges.
As intervenções previstas integram-se no conjunto de medidas no âmbito da redução da poluição ambiental e manutenção da saúde pública.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt