Ontem ao fim da tarde, dia 29 de Novembro, o Executivo Camarário visitou o Bairro de Nossa Senhora de Fátima, vulgo, Bairro do Joaquim Alves.
Esta visita teve como objectivo concreto fazer um levantamento das intervenções a fazer naquele local, no imediato. Em declarações aos jornalistas o Presidente da Edilidade praiense, Roberto Monteiro, afirma a necessidade de algumas intervenções no imediato como o melhoramento e limpeza das estradas, o desentupimento de alguns esgotos e o melhoramento do parque infantil do Centro Social.
Por outro lado, na perspectiva de requalificação e melhoramento definitivo daquele Bairro, o Presidente da Autarquia fala do processo de intervenções de fundo: “Vamos requalificar toda esta zona e pretendemos ter o projecto concluído, nas três fases, até ao final deste mandato”, disse.
“Este bairro vai ficar com uma nova imagem e vai deixar de ser um espaço habitacional tão concentrado”, acrescentou.
A primeira etapa do projecto, que será suportada integralmente pelo Governo Regional, prevê a aquisição de um terreno adjacente ao bairro novo, para construção de novas casas e eliminação do bairro de contentores.
“Já existe um acordo para aquisição de um terreno, que neste momento aguarda apenas algum acerto documental para efeitos de escritura”, referiu Roberto Monteiro.
Na segunda fase, terá lugar a demolição de algumas casas do chamado bairro velho e o realojamento das pessoas em novas habitações, construídas em frente. O objectivo é criar uma maior dispersão entre as habitações.
A terceira e última etapa passará por uma intervenção nas casas já adquiridas pelos moradores, ao nível dos tectos e estruturas das habitações.
“O nosso contributo passa pelo tipo de construção e de projecto a implementar, no sentido de não chocar com o plano urbanístico do concelho”, explicou o presidente da edilidade.
“Neste projecto seremos apenas um elemento facilitador, no sentido de abreviar tudo o que tem a ver com processos, para que a secretaria regional da Habitação e Equipamentos tenha condições de iniciar a obra durante o segundo semestre do próximo ano”, acrescentou.
Roberto Monteiro anunciou ainda que a autarquia procederá também, em 2006, à construção de 46 habitações, no âmbito de um acordo realizado, em 1995, com o Instituto Nacional de Habitação (INH), para a construção de 150 habitações.
“Vamos resolver esses 46 casos, não numa situação de bairro, mas através de intervenções pontuais, em várias freguesias, porque o INH, com razão, não aceita realizar qualquer outro entendimento com a edilidade praiense, antes de ser cumprido um acordo que já vigora há 10 anos e, segundo o que dizem, é caso único”, salientou.
A requalificação deste Bairro foi um dos principais compromissos assumidos por Roberto Monteiro, aquando da Campanha Eleitoral.
|