Integrado no processo de discussão pública do Plano e Orçamento da Autarquia para 2006, o Executivo da Câmara Municipal da Praia da Vitória reuniu com os agentes económicos do Concelho da Praia da Vitória.
“ A autarquia tem como missão ser o elo dinamizador da qualidade e competitividade e tal só poderá ser concretizado através do exemplo prático da eficiência do seu modelo de gestão”. Foi desta forma que Roberto Monteiro, Presidente da Autarquia iniciou a sua intervenção. Depois enumerou aqueles que são os principais problemas do Concelho em matéria de empresas e emprego. Questões como a falta de apoio e incremento à criação de novas empresas, dificuldade em melhorar o rendimento de Agricultores e Pescadores, quase inexistência de quadros médios qualificados, competitividade do Comércio Tradicional face às superfícies comerciais de maior dimensão, diversidade de pequenas indústrias localizadas no interior do parque habitacional das Freguesias Rurais ou a dificuldade dos jovens no acesso ao primeiro emprego foram enumeradas como sendo as actuais grandes dificuldades em termos de empresas e emprego no Concelho da Praia da Vitória.
Assim, o Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória propôs uma série de acções que visam a resolução destes problemas:
A criação do Serviço Municipal de Apoio ao Investidor, um Programa de Requalificação da Zona Comercial da Cidade, um Programa Integrado de Formação Profissional do Concelho, Acções de Divulgação do Plano de Expansão da Cidade, um Programa Municipal de Ocupação e Valorização de Jovens Quadros e a criação de uma Bolsa de Emprego são, para já as prioridades da Autarquia no que toca a esta matéria.
Ficou também acordado entre a Edilidade e os agentes económicos que serão distribuídos inquéritos sobre o impacto e viabilidade de possíveis obras, para que a realização de qualquer projecto por parte da Câmara seja uma mais valia para a actividade de todos.
|