A Praia da Vitória, entre os dias 20 e 24 de fevereiro, conta com vários eventos dedicados ao Carnaval (homenagens a personagens ligadas a esta tradição, um desfile, uma exposição e as respetivas atuações dos bailinhos), bem como a apresentação de um livro de culinária e uma exposição sobre a biodiversidade.
A 20 de fevereiro, pelas 20h20, no Auditório do Ramo Grande, decorrerá o lançamento do livro “Receitas dos Açores – Feitas em cozinhas pequenas por gente de coração grande”, da autoria de Flávio Furtado, natural da Ilha Terceira.
O lançamento do livro contará ainda com a presença de várias figuras públicas nacionais, tais como Teresa Guilherme, Cinha Jardim, Maya, Isabel Angelino, Manuel Gião, Isabel Silva, Mónica Sintra, Carlos Areia, Rosa Bela, Pedro Caeiro, Cláudia Jacques, Cláudio Montez e Rosy Eduardo.
Desfile infantil de Carnaval
Entretanto, pelas 10h00, do dia 21, sexta-feira, terá início o desfile infantil de Carnaval nas principais artérias do centro histórico da Praia da Vitória, num percurso desde o Largo da Luz até à Praça Francisco Ornelas, e que conta com a participação das creches e escolas do ensino pré-escolar e 1º Ciclo do Concelho.
Após o final do desfile, haverá a atuação do bailinho de carnaval do Projeto Educativo “Carnaval – Bailinho”, também na Praça Francisco Ornelas da Câmara.
Homenagem a Hélio Costa e João Mendonça
No mesmo dia, mas ao início da noite, a Câmara Municipal da Praia da Vitória irá homenagear os autores de assuntos de bailinhos e danças de Carnaval Hélio Costa e João Mendonça, com a Medalha de Mérito Municipal, Valor Cultural em Prata Vermeille.
A cerimónia decorrerá no Auditório do Ramo Grande, a partir das 20h30, seguindo-se a atuação de quatro bailinhos de Carnaval, dois escritos por Hélio Costa e dois por João Mendonça.
A homenagem decorre da proposta do executivo municipal, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, tendo como intuito reconhecer os dois principais escritores de enredos de danças e bailinhos de Carnaval na Ilha Terceira.
Carnaval 2020
Em fim de semana de Carnaval, o Auditório do Ramo Grande vai abrir portas, à semelhança dos anos anteriores, durante os quatro dias de Entrudo, nos seguintes horários: no sábado, dia 22 de fevereiro, a partir das 18h00; domingo, dia 23, depois das 15h00; segunda-feira, dia 24, pelas 17h00; e terça-feira, dia 25, às 15h00, para receber as comédias, danças e bailinhos de Carnaval.
Exposição “Carnaval da Ilha Terceira”
De 21 de fevereiro a 29 de março a exposição “Carnaval da Ilha Terceira”, de António Araújo, estará também patente ao público no foyer Auditório do Ramo Grande.
Esta mostra é constituída por 22 fotografias, que, segundo o autor, “representam uma pequena parte daquilo que é o Carnaval da Terceira, um palco do tamanho de uma ilha, por onde passam atores e músicos fabulosos, enchem salões e sociedades, fazendo das tripas coração para passarem pelo máximo de freguesias da Ilha Terceira, é a festa do povo para o povo, aqui somos todos iguais, apenas queremos passar um bom bocado nestes quatro dias de festa e celebrar a vida”.
Esta mostra pode ser visitada durante as duas horas que antecedem as sessões de cinema ou espetáculos a acontecer no Auditório do Ramo Grande.
Exposição “Biodiversidade na Ponta dos Dedos”
Por fim nota para uma outra exposição, patente até ao final do corrente mês, intitulada “Biodiversidade na Ponta dos Dedos”. A mostra, inaugurada na sequência da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, encontra-se patente na galeria da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, até ao próximo dia 29 de fevereiro, podendo ser visitada nos dias úteis, das 09h00 às 17h00.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt