Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Encontro de cuidadores de idosos com dependência, Tibério Dinis diz que futuro obriga a maior investimento para cuidar com dignidade os idosos
06 março 2020

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, considerou, esta sexta-feira, que a sociedade açoriana terá que preparar o futuro das pessoas idosas com dependência “reforçando o investimento público em formação de cuidadores e em infraestruturas de apoio”, porque “já existem idosos a tomar conta de idosos”.

Discursando na sessão de abertura do Encontro “Cuidar de Idosos com Dependência Física e Mental”, uma organização conjunta da Escola Secundária Vitorino Nemésio, da Cooperativa Praia Cultural, da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores (Secção de Angra do Heroísmo) e do Lar D. Pedro V, que se realizou na Escola Profissional da Praia da Vitória, o edil registou como positivo o trabalho que “associações, instituições particulares de solidariedade social, autarquias e Governo Regional tem vindo a desenvolver”, mas considerou ser preciso mais.

“Hoje é comum vermos pessoas que não sendo velhas estão já dentro dos parâmetros de idoso a cuidarem de outros idosos. Quantos de nós já não viram os filhos, na casa dos 60 anos, a cuidar dos pais que vão nos 80, 90 anos? Esta é uma realidade na Praia da Vitória e em toda a Região. Temos que ter a capacidade de prever as necessidades do futuro”, afirmou.

Neste sentido, o Presidente do Município enalteceu a organização deste encontro na Praia da Vitória, reconhecendo que este “é o passo essencial, a formação de novas gerações de cuidadores”.

“As novas gerações estão pressionadas pelas exigências dos novos tempos, dos horários, dos trabalhos… Aqueles que se reformam e ficam a tomar conta dos idosos, quando acabam de o fazer, muitas vezes, são os que já precisam de cuidados. Assim, será necessário criarmos mecanismos alargados de cuidados de pessoas até mais tarde”, referiu, apontando o impacto do aumento da esperança média de vida e a melhoria das condições de qualidade de vida.

“Devemos dotar cada uma das localidades com os meios necessários. Se não tivermos a capacidade de prever as nossas necessidades a médio/longo prazo, então não teremos a capacidade de ter os profissionais devidamente formados para quando a população precisar de cuidados”, advertiu o autarca.

“No futuro, a 5, 10 anos, é necessário o reforço significativo de pessoas e meios para cuidar de pessoas idosas. Teremos que reforçar os quadros de pessoal e as infraestruturas, temos que reforçar a componente da formação, e este trabalho que hoje já se está a aqui a realizar é salutar”, registou Tibério Dinis.

Gabinete de Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais