A Autarquia praiense reuniu esta terça-feira, por videoconferência, com os presidentes das Juntas de Freguesia que integram o concelho da Praia da Vitória, a fim de determinar a forma mais adequada de proceder à distribuição de máscaras junto da população, como medida preventiva ao Covid-19.
A partir de 4 de maio, dever-se-á iniciar a distribuição das máscaras sociais de proteção individual pelas Juntas de Freguesia, com entrega, numa primeira fase, a todos os cidadãos que as solicitem, perante as Juntas de Freguesia.
A distribuição, nesta primeira fase, será faseada considerando que a capacidade de produção é de 1500 máscaras, por semana. A distribuição será feita semanalmente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil a cada Junta de Freguesia, em função de percentagem da respetiva população.
Posteriormente e conforme o aumento semanal da produção, serão distribuídas a toda a população. A Câmara Municipal da Praia Vitória e as Juntas de Freguesia irão reavaliar a distribuição e os resultados desta primeira fase a 8 de maio, introduzindo na altura as adaptações que forem tidas por necessárias.
“Esta união de esforços entre o Município e as Juntas de Freguesia é fulcral na implementação de medidas que possam contribuir para a contenção do novo coronavírus/Covid-19, na nossa população. Garantir a segurança e o bem-estar dos nossos munícipes é a nossa maior prioridade e também o nosso dever”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Tibério Dinis.
“Pretendemos, e considerando as realidades de cada uma das freguesias e vila do concelho da Praia da Vitória, articular de forma eficaz e eficiente a distribuição destas máscaras, contando com a proximidade que as próprias Juntas de Freguesia detém junto das suas comunidades”, refere o edil praiense.
“Nunca é demais relembrar que estas máscaras sociais não são um dispositivo médico, logo não seguem o regulamento das máscaras cirúrgicas nem dos equipamentos de proteção individual. Estas servem apenas como contenção na projeção de partículas, contribuindo para a proteção do próximo. O seu uso só é eficaz quando combinado com a lavagem da máscara a cada utilização e em complemento com a higienização adequada das mãos”, alerta o autarca praiense.
A articulação da distribuição das máscaras sociais de proteção individual, através das Juntas de Freguesia do concelho, será realizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória.
Passeio Sénior às ilhas do Pico e do Faial cancelado
O Passeio Sénior, inicialmente previsto para o período de 16 a 21 de julho de 2020 às ilhas do Pico e do Faial, não se realizará em consequência das recomendações das Autoridades de Saúde Regional e devido à suspensão do transporte marítimo de Verão inter-ilhas, pela empresa Atlânticoline.
No âmbito do cumprimento das orientações determinadas pela Autoridade de Saúde Regional, relativamente à pandemia Covid-19, a população idosa integra um dos grupos de maior risco face ao vírus, pelo que deverão continuar a vigorar medidas de proteção referentes a esta faixa da população.
“A Câmara Municipal da Praia da Vitória entende que a não realização do Passeio Sénior 2020 é a decisão mais sensata, considerando que vai de encontro à atual realidade de Saúde Pública verificada no País e na Região, ao nível da necessidade de prevenção e contenção do surto do novo coronavírus/Covid-19”, referiu o Presidente, Tibério Dinis.
“A verba destinada ao Passeio Sénior 2020 será afeta à produção de máscaras sociais de proteção individual que serão distribuídas por toda população do concelho da Praia da Vitória, numa articulação com as Juntas de Freguesia do concelho”, concluiu o Autarca.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt