Abre ao público, na próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, a Pista de gelo simulado instalada na Praça Francisco Ornelas da Câmara, que integra a programação de natal promovida pela Câmara Municipal da Praia da Vitória para a quadra natalícia que se avizinha.
Esta pista de gelo estará aberta ao público de 30 de outubro a 23 de dezembro, estando a funcionar das 15h00 às 21h00 no restante mês de outubro; de sexta-feira a domingo durante o mês de novembro; e de quinta-feira a domingo em dezembro. As sessões de usufruto da pista de gelo são gratuitas e têm uma duração máxima de 20 minutos.
Outono Vivo 2020
De 28 de outubro a 08 de novembro, encontra-se a decorrer o Outono Vivo 2020 na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira (AJAIT), Auditório do Ramo Grande e Jardim Municipal Silvestre Ribeiro. Por estes espaços irão passar vários eventos culturais, desde espetáculos de teatro, concertos, apresentações de livros e cinema.
Para hoje, quarta-feira, dia 28 de outubro, será apresentado o livro “Ultramar na Pele”, de Diana Gomes e Rui Caria, às 20h30, na AJAIT.
Na quinta-feira, dia 29, às 20h30, Francisco Maduro Dias apresentará o livro “Épocas Memoráveis da Ilha Terceira dos Açores”, de José Joaquim Pinheiro e Manoel Pinheiro, também na AJAIT.
No mesmo lugar, mas na sexta-feira, dia 30 de outubro, haverá uma noite de poesia ao som de Joel Moura, com início às 20h30.
No último dia do mês, dia 31, realiza-se o espetáculo de marionetas “Viagem de uma Marioneta – Teatro Dom Roberto – O Barbeiro Diabólico”, por Ricardo Ávila, no Jardim Municipal da Praia da Vitória, pelas 15h00; às 20h30, “Contos Terríveis (Impróprios para Adultos)”, na AJAIT, uma novidade por ser noite de Halloween, seguindo-se, pelas 22h00, o Concerto “Joana, Canta Portugal”, no Auditório do Ramo Grande.
No dia 1 de novembro, às 15h00, sucede-se a apresentação do livro “O Pistoleiro do Futuro”, de Pedro Lopes; às 16h00, Álamo de Oliveira vai apresentar o livro “Novos Contos do Rei Não Sei”, de João Rodrigues; e a Filarmónica União Praiense atua pelas 17h00.
No dia 4 de novembro, quarta-feira, está programada a apresentação do livro “Ilha Terceira por/by Urban Sketchers”, por Assunção Melo, às 20h30. Meia hora depois, sucede-se a apresentação dos livros de Carlos Enes, intitulados “A Violência da FLA Quase Tomou Conta da Ilha” e ““A Oposição Democrática em Ponta Delgada: Das eleições de 1969 à Cooperativa Sextante”.
No dia 05, quinta-feira, será apresentado ainda o livro “Uma História de Amor/A Love Story” de Joel Neto, às 20h30. Está prevista também a realização do espetáculo de dança contemporânea “in BOX”, de Diana Rosa, pelas 22h00, no Auditório do Ramo Grande.
Os últimos três dias do festival reservam a apresentação do livro de Liduíno Borba e José Fonseca de Sousa intitulado “Velhas da Terceira”, por Vítor Rui Dores, às 20h30, assim como a exibição do filme “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de João Botelho (dia 6 de novembro, pelas 22h00); no sábado, dia 7, pelas 15h00, haverá a apresentação do livro “As Ruas Demoradas”, de Mário Machado Fraião – poesia reunida por Vítor Rui Dores, enquanto pelas 16h00, realizar-se-á a sessão de apresentação da revista “Atlântida”, pelo Instituto Açoriano de Cultura, terminando o dia com o concerto de piano a quatro mãos, por “Janeen Teixeira e Antonella Barletta”, no Auditório do Ramo Grande. No último dia, “Viagem de uma Marioneta – Teatro Dom Roberto – A Tourada”, por Ricardo Ávila, pelas 15h00, no Jardim Municipal da Praia da Vitória.
O programa do Outono Vivo 2020 também se encontra disponível no sítio online do Município (em http://www.cmpv.pt/download/outonovivo2020.pdf) e através da leitura de código QR Code impresso nos cartazes promocionais do evento.
Os bilhetes para o concerto “Joana, Canta Portugal” (sábado, 31 de novembro, às 22h00); e para o concerto de piano a quatro mãos, por “Janeen Teixeira e Antonella Barletta” (sábado, dia 07 de novembro, às 22h00) têm um custo de cinco euros e já se encontram disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira e em Ticketline. No dia do espetáculo, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do evento.
No âmbito das recomendações de segurança da Autoridade de Saúde Regional, a sala de espetáculos terá lotação reduzida e lugares marcados, sendo obrigatório o uso de máscara.
XV Feira do Livro
A par do Outono Vivo 2020, também se realizará a Feira do Livro da Praia da Vitória, que já vai na sua décima quinta edição, estando a mesma a funcionar das 12h00 às 22h00, durante os dias em que ocorram eventos culturais do Outono Vivo.
A Feira do Livro, à semelhança de anos anteriores, dispõe de uma oferta diversificada, mantendo os 50 mil livros, com chancelas de mais de 60 editoras e 22 mil títulos, incluindo de autores estrangeiros e regionais, variando entre os géneros infantis, infantojuvenis, literatura, livros técnicos e ficção.
Quanto aos descontos na venda dos livros, mantém-se os 20% de anos anteriores.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória reforça que estão garantidas todas as normas de segurança e que serão cumpridas todas as recomendações impostas pela autoridade de saúde, permitindo que todas as pessoas interessadas possam, à semelhança de anos anteriores, participar dos eventos culturais programados e visitar a Feira do Livro
Nos espaços definidos para a realização deste festival cultural, existirão circuitos específicos de circulação, entradas e saídas distintas, limitação de acessos (máximo de 50 pessoas em simultâneo no recinto da Feira do Livro) e será montada uma tenda no claustro da Academia de Juventude para garantir o distanciamento necessário nas sessões de apresentações de livros, debates, conferências e outros eventos para ali programados.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt