O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentará, na próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro, a Estratégia de Valorização da Zona Balnear das Escaleiras, na Freguesia da Vila Nova, visando a melhoria das condições de utilização e segurança e uma valorização social e turística do local.
Esta apresentação insere-se no âmbito da “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho”, que, na próxima semana, encerra o calendário anual de visitas do executivo municipal a todas as localidades da Praia da Vitória e realizar-se-á na Casa do Povo da Vila Nova, pelas 18h00.
Esta é apenas uma das muitas ações previstas executar, na próxima segunda-feira, pela equipa liderada por Tibério Dinis, considerando que estão agendadas outras visitas e reuniões com instituições, empresas e munícipes vilanovenses.
Na Casa do Povo da Vila Nova, durante a tarde de segunda-feira, estarão os membros do executivo municipal para receber os munícipes que tenham assuntos a tratar, sendo que, como se tem vindo a verificar, por causa da situação pandémica, todos os munícipes que precisem reunir com os membros da Câmara Municipal devem proceder à marcação prévia da audiência, através de contacto para o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal, até ao próximo dia 18 de dezembro, através dos contactos 295 540 200/211 ou para o endereço de correio eletrónico gabinete.presidencia@cmpv.pt, indicando-se o nome, contacto e assunto a tratar.
Recorde-se que a “Presidência Aberta às Freguesias e Vila do Concelho” é uma ação de proximidade com as populações e instituições, implementada pelo atual executivo camarário da Praia da Vitória, realizando-se desde o início do mandato autárquico e que, em 2021, voltará a suceder. Este ano, por força da situação pandémica e da realização de eleições Regionais, estas ações foram interrompidas durante alguns períodos, sendo o seu calendário adaptado, terminando assim a deslocação a todas as parcelas concelhias, dos Biscoitos ao Porto Martins, no próximo dia 21.
Tibério Dinis, Presidente do Município, salienta que “o reforço da proximidade com os cidadãos, mesmo que nestas novas circunstâncias, permite à Câmara Municipal, de forma concreta e real, determinar as problemáticas de cada uma das nossas Freguesias e Vila”, pelo que “só através desta união de esforços, entre todas as instituições, estamos a potenciar o desenvolvimento local e, acima de tudo, a colmatar as necessidades dos nossos munícipes e esta é a nossa maior preocupação”, uma vez que, finaliza, “temos de garantir as condições necessárias ao bem-estar das comunidades que constituem a Praia da Vitória”.
A Freguesia da Vila Nova é uma das mais antigas localidades da ilha Terceira, tendo sido erguida paróquia antes de 1482. O seu nome – Vila Nova – está relacionado com o facto de o Capitão Donatário da Praia, Antão Martins Homem, ter desejado criar, à época, mais uma Vila na sua capitania. Ao longo da sua história, a Freguesia com perto de 1800 habitantes e cerca de 8 quilómetros quadrados, manteve a sua estrutura rural, sendo a agricultura e a pecuária as principais áreas de atividade económica, destacando-se ainda o setor das pescas. No início do povoamento, a Vila Nova era um dos locais de maior atividade comercial da ilha, por ali existirem muitos tratantes de mercadorias, ferreiros, serralheiros, ferradores, carpinteiros, tecelões e sapateiros.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt