No âmbito do trabalho desenvolvido pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (AHBVPV), a Câmara Municipal entregou novos equipamentos a esta entidade, a fim de reforçar o desempenho de funções realizadas pela própria.
A iniciativa, que decorreu esta quinta-feira, 14, nas instalações da AHBVPV, envolveu a atribuição de equipamento e ferramentas para uso dos operacionais em ações relacionadas com a manutenção da segurança da população, garantindo a salvaguarda de vidas e bens.
Raquel Borges, vereadora com competência na área de Proteção Civil, destaca a importância do trabalho prestado pela AHBVPV reconhecendo “o empenho e dedicação demonstrados pelos bombeiros voluntários na proteção e socorro de pessoas, bem como na salvaguarda de bens, sendo a atitude destes homens e mulheres um exemplo extremamente nobre e louvável”.
“O equipamento vem reforçar a capacidade de ação da corporação ao nível da ocorrência de cheias rápidas, bem como de outros fenómenos naturais que interfiram na manutenção da segurança da comunidade”, destaca a responsável municipal.
“A Autarquia entendeu, e considerando a responsabilidade e os riscos inerentes às funções dos bombeiros voluntários, entregar este equipamento que, no fundo, é um pequeno contributo no reforço de medidas que garantam a proteção de todos nós”, enaltece.
“É com muito orgulho que acompanhamos o percurso desta instituição. São inúmeros os feitos que demonstram o carácter e o profissionalismo dos homens e das mulheres que voluntariamente a integram, demonstrando uma grande dedicação no apoio à população praiense”, refere.
Em complementaridade, a Câmara Municipal reforçou os direitos e benefícios sociais destinados aos bombeiros, através do novo Regulamento Municipal de Concessão de Apoios Sociais aos Bombeiros Voluntários da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória.
O mesmo, aprovado em Assembleia Municipal, prevê a atribuição de um seguro de acidentes pessoais; isenção de pagamento das taxas de licença de construção, ampliação ou modificação de habitação própria, bem como de Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI); tarifa social de consumo de água e de resíduos; apoio jurídico de processos ocorridos no exercício de funções; acesso gratuito às iniciativas desportivas e culturais do Município (excetuando-se o Carnaval e Festas da Praia); e a concessão, pela Autarquia, das distinções honoríficas de coragem e abnegação, de serviços distintos e de dedicação pública, sob proposta do comandante e da direção da Associação.
Após publicação em Diário da Républica, o mesmo entrará em vigor e será disponibilizado na íntegra no sítio do Município (www.cmpv.pt), acessível em Informação Regulamentar.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt