Inserida na estratégia municipal de cativar os jovens pelas artes, e face ao balanço positivo da oferta inicial, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural preparam-se para lançar novas formações para bandolim, guitarra elétrica, viola da terra, yoga e meditação, a decorrer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. As inscrições para esta nova oferta formativa já estão disponíveis, decorrerão até ao dia 15 de Fevereiro e podem ser efetuadas ligando para o 295 545 700; enviando um email para geral@praiacultural.pt; ou dirigindo-se à Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar das 09h00 às 17h00.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Armando Costa, e vereador responsável pelo pelouro da Cultura, revela-se satisfeito com o decorrer destas aulas de formação cultural, considerando a “grande adesão para esta iniciativa, que levou a que criássemos, inclusive, mais turmas e outras áreas de formação”, mas também pela aposta em “formadores creditados e experientes nas suas áreas de formação, acabando por se concretizar uma oferta diversificada e com qualidade para o público”.
Bandolim
O curso de bandolim será estruturado para todos os alunos que pretendam iniciar a aprendizagem neste instrumento, bem como para aqueles que pretendam desenvolver alguma técnica que já possuem.
Esta aprendizagem assenta numa metodologia focada numa compreensão musical teórica e prática, inserida num ambiente em que se estimula a criatividade numa abordagem motivadora e eficaz de ensino, e onde se privilegiam as necessidades de cada aluno.
Luís Silva, natural dos Açores, licenciado em Música pelo Instituto Politécnico de Bragança e atual aluno de Mestrado em Ensino da Música pelo Instituto Piaget, será o formador responsável pelas aulas de bandolim.
As aulas poderão ser individuais ou em grupo (com uma frequência máxima de três alunos) com uma duração de uma hora por semana.
Guitarra Elétrica
Este curso, à semelhança do anterior, dirige-se àqueles a que pretendem iniciar a aprendizagem ou aprofundar o seu conhecimento na guitarra elétrica, com base num método criativo e desenvolvido por Luís Silva, autodidata neste instrumento, e que estará também a cargo destas aulas.
Irá privilegiar-se a abordagem de diversos estilos musicais, com maior ênfase nos géneros caracterizados pela predominância guitarrística, quer clássicos ou contemporâneos, mas indo sempre ao encontro das motivações de aprendizagem dos alunos.
As aulas poderão ser individuais ou em grupo (com uma frequência máxima de três alunos) com uma duração de uma hora por semana.
Viola-da-terra
As aulas de viola-da-terra têm como objetivo melhorar e inovar a técnica de execução deste instrumento, tão típico e tradicional da cultura açoriana, e que merece uma especial atenção nas suas capacidades, características e potencialidades.
Tendo em conta que estas aulas serão em grupo, haverá uma tentativa de se individualizar cada aluno para que se possa facultar todo o material necessário e enquadrado com o nível a que se encontra o formando.
Este curso terá um prazo limitado a ser definido consoante os resultados da turma, finalizando-se com um concerto de violas-da-terra.
Estas aulas em grupo destinam-se a alunos a partir dos sete anos, com a frequência de um dia por semana e duração de uma hora, a decorrer num espaço previsto inicialmente de seis meses.
O professor será o Evandro Meneses, licenciado em Música nas áreas de Composição e Guitarra Clássica na Escola Superior de Música de Lisboa e atual maestro da Filarmónica União Praiense.
Yoga e Meditação
Para além de música, a Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira acolhe também aulas de Yoga e Meditação com a instrutora Sara Moniz, praticante desta modalidade há 13 anos, onde para além do Yoga, é formada em Tai-Chi e meditação com cursos realizados no Hawaii, Okinawa e em Tóquio, com destaque para a finalização do curso de Reiki nível três no método usui.
O Yoga tem vários benefícios a nível físico, tais como uma melhoria da coordenação, do equilíbrio, da força e da flexibilidade, assim como a nível mental e emocional, sendo fonte de redução de stress e ansiedade; aumento da concentração; preservação e cultura de uma calma natural; melhoria da qualidade de sono; e promoção de uma estabilidade emocional.
Estas aulas dividem-se em quatro partes com: Exercícios de relaxamento e alongamento; exercícios com sequências de movimentos simples usando a respiração; prática da meditação; e técnicas de automassagem. Esta formação irá realizar-se com um grupo dos seis aos dez anos e outro a partir dos onze anos.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt