O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, destacou, este fim-de-semana, o papel de todos os cuidadores formais e informais de idosos ou pessoas com necessidades especiais, que, “mesmo nos tempos difíceis de pandemia, muitas vezes no anonimato, não deixaram de prestar apoio a quem mais precisa”.
Discursando na sessão de abertura do IV Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores (organização a cargo da empresa “Doce Lar – Apoio Domiciliário”), que se realizou através da internet a partir do Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, Tibério Dinis saudou todos aqueles que “mesmo sem grandes apoios não deixaram de fazer o seu trabalho, servindo outras pessoas que muito necessitam”.
“Não posso deixar de felicitar a organização deste Congresso pela importância das temáticas que vão abordar, mas, essencialmente, pela possibilidade que podermos prestar a devida homenagem a todos os cuidadores formais e informais que, neste ano muito difícil de pandemia, a maioria no anonimato, não deixaram de servir quem mais precisa”, disse.
“Toda esta boa gente, que está no anonimato, também teve que combater a Covid-19 de uma forma bastante difícil e longe de grandes medidas de apoio, como, por exemplo, tiveram os Lares ou as IPSS’s (Instituições Particulares de Solidariedade Social), pelo que, em boa hora, merecem a nossa homenagem pelo trabalho que fizeram”, acrescentou.
O Autarca considerou, ainda, que, “mais do que palavras, é preciso colocar na agenda do debate público as principais necessidades deste grupo de profissionais de prestação de cuidados aos mais necessitados, alertando para as alterações necessárias, pois é fundamental dar melhores condições a toda esta massa humana que cuida de outros seres humanos”.
“Cada vez mais há mais idosos e cada vez mais há pessoas que precisam de apoio, pelo que é fundamental criarmos, de forma crescente, mais e melhores mecanismos para podermos chegar a todos os seres humanos que precisam, sem descurar a verdadeira importância que os Lares e as IPSS’s têm também no apoio ao domicílio, alimentação, medicação, higienização”, frisou.
Tibério Dinis foi convidado da sessão de abertura do IV Congresso de Apoio Domiciliário dos Açores, fazendo também uma breve explanação do papel que o Município tem desenvolvido na adaptação das medidas de apoio social durante a pandemia.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt