O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, defendeu, esta terça-feira, “uma valorização, com inovação e criatividade, do nosso artesanato”, considerando que as estratégias europeia e nacional e as orientações do setor do turismo são para a potenciação dos trabalhos que criem riqueza, através de produtos de valor acrescentado e transacionável.
Discursando na sessão de abertura do Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato”, promovido pela GRATER (Associação de Desenvolvimento Local das ilhas Graciosa e Terceira), que se realizou a partir do Auditório do Ramo Grande, o edil felicitou os artesãos “pela capacidade de criação e inovação demonstradas”, exortando a que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido possa continuar a prosperar.
“Quero felicitar e agradecer a todos os artesãos que se tem envolvido junto da GRATER dando corpo a este projeto que agora culmina, pela dimensão variada que deram ao artesanato em todo o território das nossas ilhas. Um agradecimento também aos profissionais da GRATER, pela forma como se empenharam no desenvolvimento deste projeto e até pela forma como procuraram parceiros internacionais que levaram mais longe o nosso artesanato. O valor que se acrescentou ao nosso artesanato, com este projeto Craft & Art não pode acabar aqui hoje”, afirmou.
Tibério Dinis reforçou a todos os presentes que “há mais fundos, mais ideias, mais criatividade e mais inovação” que podem e devem ser potenciados no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.
“Aqui, hoje, apresentam-se um conjunto de trabalhos e o enriquecimento que foi dado a vários projetos que foram desenvolvidos. Mas há um novo quadro comunitário à porta e existe, por isso, um caminho a trilhar para o futuro, para que possamos continuar a valorizar o nosso artesanato”.
Lembrando que “a estratégia e a orientação da União Europeia e do setor do turismo para o desenvolvimento do artesanato passa pela valorização, com inovação e criatividade, do nosso artesanato”, o autarca praiense salientou que as potencialidades do artesanato se têm desenvolvido “como um produto de cada vez maior valor acrescentado e transacionável, gerador de riqueza e criador de novos postos de trabalho”.
A sessão de abertura do Webinar “Craft & Art – Os Desígnios do Artesanato” contou com a presença de Tibério Dinis, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, do Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves, e da Presidente do Conselho de Administração da GRATER, Fátima Amorim.
Dos diversos painéis temáticos destaque para o tema “O design na produção artesanal” (a cargo do convidado Álbio Nascimento); o tema “Parcerias como agentes potenciadores do artesanato” (a cargo da convidada Marita Setas Ferro); o tema “A avó veio trabalhar, um caso prático da atividade artesanal” (a cargo da convidada Susana António) e o tema “Matérias-primas com potencial para o artesanato - Resultados do diagnóstico” (a cargo da convidada Márcia Coelho).
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt