O futuro da agricultura mundial assenta, em grande parte, na produção de qualidade e mesmo de excelência.
Os Açores, distanciados das grandes plataformas continentais de distribuição, e com uma pequena produção quando comparada com outros países, terão de apostar num produto diferenciado e de elevada qualidade. A região tem condições impares para uma produção quase cem por cento ecológica, o que lhe pode conferir uma vantagem apreciável em relação a outros espaços de produção agro-pecuária.
Atendendo aos inúmeros produtores que tem no concelho, a Câmara Municipal da Praia da Vitória promoveu um curso sobre “Produção Biológica de Leite e Carne” que contou com 50 produtores. O curso, que decorreu na sexta-feira, dia 20 de Março no auditório da Biblioteca Municipal Silvestre Ribeiro, foi ministrado pela Eng.ª Dora Pereira da SATIVA, empresa certificadora.
O curso teve uma duração de quatro horas, onde foram abordados os diversos aspectos jurídicos e práticos relacionados com o modo de produção biológica de leite e carne.
Esta é uma forma que a Câmara Municipal encontrou para ajudar os produtores do concelho a estudarem e, se o entenderem, a enveredar por uma alternativa ao modo de produção convencional. Essa alteração implica que as produções sejam compatíveis com práticas ambientalmente correctas e economicamente aliciantes, o que se insere numa visão cada vez mais pertinente de desenvolvimento sustentável que se quer imprimir no concelho.
Gab. Pres.
|