O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, apresentou o projeto técnico de resolução dos antigos problemas de saneamento básico na Freguesia de Vila Nova, orçado em perto de meio milhão de euros e que será colocado a concurso público na maior brevidade possível.
“A intervenção que apresentamos não corresponde ao projeto inicial, com cerca de 20 anos. Este é o resultado de um trabalho, primeiro feito pelos técnicos da Empresa Municipal Praia Ambiente, depois, por técnicos de uma empresa especializada, que pretende aproveitar o investimento feito há muitos anos, mas que nunca funcionou”, revelou o autarca.
Assim, especificou, “vamos aproveitar as infraestruturas já existentes e colocar o saneamento básico de Vila Nova a funcionar, através da construção de duas estações elevatórias que farão o encaminhamento do saneamento até uma Estação de Tratamento de Águas que também será construída de raiz”.
Quando se fala de saneamento básico existe a tendência a pensar em obras causadoras de grandes constrangimentos à população, nomeadamente pelo rasgamento de caminhos, abertura de valas e colocação de condutas, mas, no caso em apreço, segundo os técnicos responsáveis pelo projeto, apenas será necessário fazer uma intervenção deste género num troço de 250 metros.
Na Vila Nova, recorde-se, a rede de saneamento básico foi instalada há cerca de 20 anos, mas nunca chegou a funcionar pelos custos elevados que, naquela altura, teria. Isto porque ou seria necessário, por falta de gravidade, bombear todo o saneamento até à Estação de Tratamento de Águas da Praia da Vitória, ou realizar investimentos de maior monta na própria localidade. A opção, à época, foi não realizar qualquer destes investimentos.
“Com o evoluir da tecnologia, e é preciso frisar isto, hoje é muito menos dispendioso realizar-se o investimento de construção das estações elevatórias e da Estação de Tratamentos de Águas, pelo que daremos prioridade total ao lançamento do concurso público para que esta obra seja concretizada”, disse Tibério Dinis.
O edil, que procedeu à apresentação do projeto numa sessão aberta à população vilanovense, na Casa do Povo da Freguesia, acentuou ainda que “as soluções técnicas apresentadas garantem que não haverá propagação de maus cheiros na Freguesia, nem se registarão descargas de efluentes para o mar”, considerando que a Estação de Tratamento de Águas será edificada numa zona junto à costa marítima da Vila Nova.
A Câmara Municipal e da Empresa Municipal Praia Ambiente, no que que depender direta e exclusivamente de nós, daremos prioridade total a este projeto, tendo em vista a resolução definitiva deste problema muito antigo da Freguesia de Vila Nova”.
Tibério Dinis aproveitou a ocasião para “felicitar a equipa técnica da Empresa Municipal Praia Ambiente pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e, mais recentemente, pela parceria estabelecida com a empresa de engenharia da especialidade que desenvolveu o projeto”.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt