Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Impostos mais baixos na Praia da Vitória
25 março 2009

A Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou hoje uma significativa redução das Tabelas e Regulamentos de Taxas e Licenças Municipais, uma forma de ajudar a ultrapassar a actual crise.

Roberto Monteiro, presidente da autarquia praiense sublinhou que a decisão visa “impulsionar a actividade económica do Concelho; dinamizar o comércio e os serviços no centro histórico da cidade; apoiar as famílias carenciadas e pessoas com necessidades especiais e valorizar as iniciativas tradicionais”.

As novas tabelas entram em vigor a 1 de Maio próximo, depois de debatidas e aprovadas pela Assembleia Municipal que decorre a 21 de Abril próximo. Assim, a Autorização de Utilização (Licença de Utilização), para as actividades de Comércio, Indústria, Restauração, Bebidas e Serviços, terá uma redução de 20 por cento na taxa fixa, enquanto que a taxa variável se fará para áreas superiores a 300 metros quadrados (actualmente incide a partir dos 50 m2).

Como exemplo refira-se que os estabelecimentos de bebidas (Cafés), nestas condições, passam a pagar uma taxa de menos 747 euros, enquanto que as pastelarias pagarão menos 979,49 euros, e o comércio tradicional beneficiará em 450 euros.

A autarquia vai ainda isentar de pagamento de Taxas de Urbanização e Edificação, os deficientes com grau igual ou superior aos 60%; os beneficiários de apoios à recuperação de habitações degradadas; beneficiários do Rendimento Social de Inserção ou equivalente, e também todas as pessoas que provem a sua insuficiência económica, quando se trate de edificação para habitação própria permanente. Por outro lado, beneficiarão dessa isenção as empresas e empreiteiros de construção civil e obras públicas, relativamente a empreendimentos abrangidos por contratos de desenvolvimento para habitação social a custos controlados.

No âmbito da valorização dos eventos tradicionais, a Câmara da Praia vai isentar do pagamento de taxas, para as festividades das freguesias a colocação de mastros, enquanto que as licenças para as touradas à corda tradicionais ou não, manterão as taxas aplicadas no ano passado.

Comércio isento

Além da redução significativa do custo das Licenças e Utilização, o comércio e os serviços, no centro histórico da Praia da Vitória, passam a ficar isentos das Taxas de Urbanização e Edificação, sempre que os empresários invistam na recuperação de imóveis degradados, no Centro Histórico da Praia, com o objectivo de os reabilitar para as actividades comerciais ou de serviços.

Em declarações aos jornalistas, Roberto Monteiro considerou que esta proposta pretende ser uma forma de a autarquia apoiar os diversos sectores, numa fase que não sendo de crise grave, permite dar mais incentivos à instalação de empresas e de famílias na Praia da Vitória.

Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais