A Câmara Municipal da Praia da Vitória inaugurou (sábado, 11 de Abril), a nova Escola Básica e Jardim-de-Infância “Francisco Soares de Oliveira”, da Freguesia da Fonte do Bastardo, obra orçada em mais de 1,5 milhões de euros.
Perante um edifício cheio de habitantes daquela localidade, entre crianças, pais e avós, o presidente da autarquia praiense acentuou a importância da obra daquela que é uma das mais bem concebidas na Região, para aquele sector do ensino.
Na ocasião, o presidente da edilidade praiense acentuou tratar-se de um investimento que “visa lançar um conceito de escola moderna, eficiente na gestão e muito orientada para as necessidades educativas e de lazer das crianças”.
Referiu que a nova escola passará a oferecer os serviços de creche, ATL explicações, no âmbito de um sistema de concessão em que o concurso decorrerá ainda este mês. A escola vai acolher crianças desde os três meses de idade até à conclusão do 1.º Ciclo.
“Este é o modelo de Escola em que acreditamos”, frisou o presidente da CMPV, adiantando que “favorece a permanência das crianças na sua freguesia; concentra as crianças, professores e auxiliares, num espaço moderno e adequado, o que contribui para a melhoria dos serviços e para a eficiência da gestão do estabelecimento de ensino, potencia uma maior qualidade desse ensino, afasta as crianças das estradas regionais, perturbadoras da concentração no sue trabalho e valoriza as questões relacionadas com a segurança”, acentuou o autarca.
Roberto Monteiro fez ainda questão de agradecer ao presidente da Junta de Freguesia, pela cedência dos terrenos e pelo seu empenho e dedicação; ao governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação, pela comparticipação em 15 por cento da obra.
Roberto Monteiro realçou ainda o “orgulho do Município da Praia da vitória, por ser aquele que mais investe na Educação”, nos Açores, e destacou que, entre 2006 e 2009, serão investidos cerca de 6 milhões de euros no Ensino, repartidos pelas seguintes acções: obras de remodelação; actividades extra-curriculares como o inglês, ciência divertida e aprender matemática a brincar; programa de computadores nas escolas com um rácio de 1 computador por cada cinco crianças; construção de creche, ATL e explicações; diagnóstico de saúde (visão, audição e nutrição); construção de duas novas escolas e pavilhões gimnodesportivos.
Adiantou ainda que nesta semana, têm início as obras da Escola Básica da Freguesia das Fontinhas. No total, só estas escolas atingem um investimento de 3,8 milhões de euros.
Gab. Pres.
|