A Câmara Municipal da Praia da Vitória comemorou, entre 01 (Dia Mundial da Proteção Civil) e 07 de março, a semana da Proteção Civil, realizando diversas atividades junto da comunidade escolar.
Para o vice-presidente da Autarquia, Ricky Baptista, com o pelouro da Proteção Civil, a prevenção é a chave para uma comunidade mais bem preparada para situações desta natureza e, nesse objetivo, a sensibilização junto dos mais novos “potencia não só o presente como preparar melhor o futuro”.
“Defendemos que a nossa linha de atuação em termos de sensibilização para a prevenção passa, particularmente, pelas crianças e jovens. Cada criança é um agente de proteção civil na sua casa, junto dos pais e familiares”, alega Ricky Baptista.
Nesse âmbito, a edilidade, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPCPV), organizou palestras, simulacros e exercícios sobre como agir em caso de tempestades ou sismos e demonstrou, com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, da Polícia de Segurança Pública e da Unidade de Saúde da Ilha Terceira, as precauções e ações a concretizar nestas situações.
“No dia 01, assinalamos o Dia Mundial da Proteção Civil com um vídeo divulgado na nossa página nas redes sociais, recorrendo ao testemunho dos agentes locais de proteção civil. Não nos cansamos de elogiar o seu trabalho e este vídeo, para lá da sensibilização, é também uma homenagem a todas as mulheres e homens que ajudam a nossa comunidade a estar mais protegida”, sublinha o vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Segundo o responsável, na semana sobre a Proteção Civil, as ações realizadas abrangeram mais de duas centenas de estudantes praienses.
Na segunda-feira, dia 07, o SMPCPV promoveu uma sessão direcionada aos Presidentes das Juntas de Freguesia, considerando as competências atribuídas ao poder local da proteção civil, a proximidade aos cidadãos e o conhecimento das vulnerabilidades da sua área territorial, de formar a possibilitar a participação ativa das freguesias na antecipação e reação a situação de emergência.
Dia Internacional da Mulher
“À data da publicação desta informação, estaremos também a assinalar o Dia Internacional da Mulher, e podemos destacar o facto de a Proteção Civil no Concelho da Praia da Vitória ter como líder uma mulher, a presidente da Câmara Municipal. Com esta nota, homenageamos, em certa medida, as mulheres da Praia da Vitória”, enfatiza o vice-presidente da Autarquia.
Segundo a legislação em vigor, a autoridade municipal de Proteção Civil é responsabilidade da presidente da Câmara Municipal, a quem cabe, na iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe, declarar situação de alerta no concelho, ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Praia da Vitória e o Plano de Emergência Externo do Terminal de Combustíveis da Praia da Vitória, assim como presidir à Comissão Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória.
O Dia Internacional da Mulher assinala-se a 08 de março, tendo sido instituído pelas Nações Unidas em 1975 para promoção da igualdade de género.
Gabinete de Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt