A dívida financeira total do grupo municipal da Praia da Vitória ascendeu aos 35.213.169,07 euros, valores apurados no final de 2021 e que englobam os últimos anos de gestão autárquica. Deste valor global, - 4.895.666,85 euros transitaram para 2022, números que o atual executivo camarário contemplou para o orçamento deste ano.
No ano de 2021 transitaram do ano anterior 3.559.104,07 euros, resultantes de transferências para a Praia Ambiente, E.M; Cooperativa Praia Cultural (CPC); e instituições sem fins lucrativos.
Os valores globais da dívida e do investimento da autarquia praiense foram apresentados em Assembleia Municipal, esta sexta-feira, dia 29, na Casa do Povo da freguesia da Agualva.
Segundo Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, “a situação financeira da autarquia não se encontra estabilizada ou equilibrada, como é de conhecimento público. Esta foi uma herança pesada e dura com a qual tivemos rapidamente de lidar no sentido de poder corresponder aos desafios impostos. Apesar disso, há que seguir em frente e o investimento também é necessário”.
Perante estes números, e considerando o Orçamento Municipal, prevê-se, no entanto, e ao nível do investimento, um aumento de 80% de financiamento no âmbito da candidatura “Nemésio, o pai da açorianidade”, apresentada ao PRORURAL + e da GRATER, que se traduz num aumento de 32.863,43 euros. Esta assenta na dinamização da Casa Vitorino Nemésio, no sentido de potenciar a vertente cultural e turística no centro da Cidade, enaltecendo as potencialidades deste local representativo de um dos maiores escritores açorianos, Vitorino Nemésio.
“Alavancar as potencialidades locais constitui uma das nossas prioridades, sendo a vertente turística uma das nossas maiores apostas. Neste sentido, e tendo por base os fundos de apoio, formalizamos uma candidatura que prevê um conjunto de melhorias na Casa Vitorino Nemésio, um dos ex-líbris da cidade pelo seu valor histórico e cultural. Dinamizar este espaço com atividades, envolvendo a comunidade é o nosso objetivo central, além da promoção de uma das figuras praienses mais notáveis, o escritor Vitorino Nemésio”, refere a responsável municipal.
Outra das bandeiras deste executivo municipal assenta na execução dos acordos com as juntas de freguesia, que visam o aumento de verbas na ordem dos 95 %, atingindo um total de 145.695,61 euros, valor aprovado na Assembleia Municipal de Dezembro de 2021. Em 2023, o aumento será na ordem dos 162.835,14 euros, integrando assim o orçamento municipal para o próximo ano.
“A envolvência das nossas juntas de freguesias, bem como de todo o associativismo local, é fundamental para garantir a coesão do Concelho. Neste sentido, optamos por assumir a importância destes fundos no âmbito daqueles que são os desafios diários enfrentados por estas entidades. Trabalhar a proximidade com o poder local contribuirá significativamente para o desenvolvimento local, algo que é e sempre será benéfico para todos nós”, salienta a edil praiense.
A avaliação e determinação dos valores monetários teve por base um trabalho exaustivo realizado com as juntas de freguesia, e que não era realizado desde 2013, no sentido de conhecer de forma profunda as diferentes realidades locais, envolvendo a manutenção e limpeza de vias, zonas balneares e de espaços verdes, de entre outras necessidades.
Gabinete de Comunicação.Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt