O Município da Praia da Vitória apresentou hoje (quarta-feira), o calendário cultural para o mês de Abril, em que se celebra o Dia Mundial da Dança, do Canto e se celebram no nosso País os 35 anos da Liberdade, sendo ainda o mês em que se celebram as Grandes Vozes.
O programa anunciado pelo vereador da Cultura, Paulo Codorniz, refere a realização de vários espectáculos e actividades, calendarizadas da seguinte forma:
No dia 5, e promovido pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, será apresentado no Auditório do Ramo Grande, pelas 20.30 horas, “CRAMOL – Coro Feminino”, dirigido por Eduardo Mamede.
Serão mais de 20 mulheres a cantar polifonias tradicionalmente reservadas ao seu género. Timbres umas vezes estranhos, outras estridentes, tomam diferentes formas consoante as regiões do país. É a aventura de descobrir a essência e a força da sua feminilidade, recriando uma temporalidade que se julgou perdida nas sociedades dos nossos dias.
No dia 11, terá início a Onda Cultural na freguesia da Fonte do Bastardo, com inauguração da Escola Francisco Soares Oliveira, seguida de diversas actividades recreativas e desportivas.
No dia 12, haverá actuação do Grupo de “Reises”, lançamento do livro “David Fagundes – Versos de uma vida”, da autoria de José Liduíno Borba, com apresentação de Victor Rui Dores e, não fosse este o mês da dança, haverá actuação de danças do Carnaval 2009.
No Domingo de Páscoa, dia 12, no Auditório do Ramo Grande, pelas 16.00 horas, realizar-se-á um Concerto de Páscoa, (com obras de W. Mozart, J. Brahms, e P.Tchaikovsky, com Tamila Karambura, acompanhada ao piano por Ian Mikirtoumov.
Também no Auditório do Ramo Grande, mas no dia 18 de Abril, pelas 21.30 horas, em celebração do mês da Dança, realizar-se-á o espectáculo “Chama-me Fado”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Sintra, ao som de Maria Lua.
No dia 22 de Abril, pelas 17.30 horas, é inaugurada a Casa das Tias, ícone da arquitectura urbana da Praia da Vitória e da obra nemesiana. Aí estará patente a Exposição: Ramiro Botelho – Pintura, Serigrafia, Um Totem, Alguns Objectos. Pelas 21.00 horas, Concerto Stabat Mater, de Pergolesi, na Igreja da Misericórdia, pelo Conjunto de Cordas e Solistas.
O celebrar dos 35 anos de Abril, tem início no dia 23, pelas 21.00 horas, com a Exposição de Fotografia “Coisas da Guerra de África (Angola, Guiné, Moçambique)”, da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, em que serão oradores, o doutor Augusto Freitas da APVG e o doutor Jorge Forjaz.
No dia 24 de Abril, no ARG, pelas 21.30 horas, “Cantar Abril” por Luís Gil Bettencourt e outros músicos.
De 24 a 26 de Abril, tem início a “Onda Cultural” em S. Brás, com diversas actividades físicas, desportivas e recreativas e ainda com a actuação do Coro Pactis em “Tentar Fado”, Luís Bettencourt, “Cantar Abril”, e ainda os “Fala quem Sabe”.
No dia 30 de Abril, pelas 21.30 horas no ARG, “As Grandes Vozes Búlgaras – Angelite”.
Para além da habitual programação de cinema do Auditório do Ramo Grande, no dia 19, será exibido o filme “1ª Vez – 16mm” com a presença do realizador Rui Goulart.
|