A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinou contrato com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), com vista à análise de águas e terrenos do concelho da Praia da Vitória, sobre os quais foram levantadas suspeições de poderem encontrar-se contaminados por via de diversas actividades do destacamento militar norte-americano sediado na Base das Lajes.
Realçando a cooperação do Governo Regional, Roberto Monteiro sublinhou que o estudo vai permitir a análise e parecer nas áreas de captação de furos de abastecimento de água ao concelho, um trabalho que custa cerca de 303 mil euros e com a duração de cerca de um ano.
O programa de trabalhos inclui a análise da qualidade dos solos, avalização da qualidade das águas, prospecção geofísica, modelação do funcionamento hidrológico e transporte de poluentes nos aquíferos e a reabilitação, caso seja necessária.
Instado pelos jornalistas, o presidente da autarquia praiense disse que, “no caso de serem detectadas anomalias, o Governo da República será informado a fim de que tome as medidas necessárias” junto das autoridades norte-americanas, para a pronta resolução dos eventuais problemas.
Este estudo vai permitir ainda chegar-se a conclusões sobre qual a situação presente e futura da quantidade de água existente no concelho, o que permitirá, desde logo, criar as estratégias que forem julgadas necessárias.
Gab. Pres.
|