De 01 a 02 de Novembro, realiza-se no Auditório do Ramo Grande mais uma edição, a XIII, do FESTIVAL INTERNACIONAL DO RAMO GRANDE – Trovas, Cantigas & Folias.
Este evento musical está inserido no “Praia, Outono Vivo 2008” e acolhe artistas de renome da cena musical internacional, abrangendo vários estilos e vertentes musicais associados à World Music.
Na presente edição, o público pode apreciar a country music e rock ´n´ roll de Albert Lee and Hogan’s Heroes, no dia 01, sábado pelas 22h e Kalman Balogh e a Gipsy Cimbalon Band, no dia 02, domingo pelas 22h, e que “faz a ligação com a música tradicional de uma Europa antiga, com os acordes progressivos de um jazz swingado”.
A não perder!
01 Novembro 2008
Albert Lee and Hogan’s Heroes
Cresce em Blackheath, London. Durante os estudos de piano, torna-se fã de Buddy Holly e Jerry Lee Lewis, aprende a tocar guitarra em 1958 e ao acabar os estudos, aos 16 anos, começa a tocar em full time.
Desde 1959 até à data, Albert Lee toca R&B, country music and rock ´n´ roll. A primeira experiência de Lee foi com Chris Farlowe e The Thunderbirds. Lee gostou muito de tocar com este grupo, mas o que sempre quis tocar, foi Country music.
Lee vai viver para Los Angeles, Califórnia em 1974 e trabalha como músico de estúdio. Em 1976, é convidado para tocar com Emmylou Harris's Hot Band ficando no lugar de um dos seus heróis, James Burton.
Desde 1978 e até 1983, Lee toca com Eric Clapton.
Albert Lee foi o responsável pela reunião dos The Everly Brothers em 1983 como director musical, e toca com eles durante 20 anos. Lee toca em tourneé com Bill Wyman's Rhythm Kings.
Foi premiado como melhor guitarrista de country pela Guitar magazine.
Companheiros de tocatas e outras andanças, são Richie Blackmore (Deep Purple) e Jimmy Page (Led Zeppelin).
www.albertleeandhogansheroes.com
02 Novembro 2008
Kalman Balogh Gipsy Cimbalon Band
Kalman Balogh é um dos maiores músicos Húngaros do cimbalom.
De descendência de uma dinastia de músicos ciganos Húngaros, o seu virtuosismo, vai de acordo ao seu entendimento e respeito pelas suas raízes.
Completa a Ferenc Liszt Academy of Music of Budapest, e viaja com vários grupos pelo mundo. O seu instrumento, o cimbalon, é tipo um grande dulcimer tocado tipo vibrafone. Kalman Balogh, continua a fazer ligação com a música tradicional de uma Europa antiga, com os acordes progressivos de um jazz swingado.
Nos últimos anos, Kalmon tem tocado com grupos de Jazz, Orquestras Sinfónicas e grupos de Rock.
Os membros do Gipsy Cimbalom Band, são: Péter Bede – saxofone, Mihály György – guitarra, Frankie Lato – violino, Ferenc Kovács – trompete e violino e Csaba Novák – contra-baixo.
Fora da Hungria, tem tocado um pouco por todo o mundo.
É de salientar a passagem deste músico pelo 1º Festival do Ramo Grande, acompanhando o grupo Vasmalone.
www.gimagine.com
|