“As questões sociais não se resolvem no imediato, mas são uma obra de todos os dias e para sempre”, sustentou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, na abertura da I Semana Social do município praiense.
A sessão de abertura, que decorreu nos Paços do Concelho, serviu ainda para Roberto Monteiro apelar à “responsabilidade das empresas” no âmbito dos apoios sociais.
Adiantou que “só podemos fazer melhor, avaliando primeiro os resultados daquilo que estamos fazendo, porque isso é muito construtivo na perspectiva de se encontrar uma forma de fazermos melhor no futuro”.
Roberto Monteiro apresentou as fórmulas para melhorar o trabalho social, desde logo, avaliando os resultados, para depois poder melhorar. Monteiro aposta ainda fortemente no voluntariado mais experiente e com formação técnica, bem como nas associações locais, que têm um lugar muito especial nesta I Semana social.
O autarca aponta ainda aquilo que considera que as prelecções da próxima semana são de importância fulcral para todos, já que a temática das micro-empresas “deve interessar a todas as pessoas, sobretudo aos desempregados”, e cita o prémio Nobel da Economia, que começou, precisamente, com um projecto do género.
Roberto Monteiro chamou ainda a atenção de que é importante que se aposte na mais perfeita interacção entre as instituições sociais do concelho e realça que as IPSS mão podem ser praticamente adversárias umas das outras, mas sim, trabalhar em conjunto”.
Defendeu ainda o papel das empresas privadas cada vez mais activo no grande empreendimento que é a resolução das questões sociais e mudar de um sistema totalmente subsidiário, para outro, em que todas as instituições participem.
A I Semana Social da Praia da Vitória, aberta ao público em geral, termina na próxima sexta-feira.
Gab. Pres.
|