Trabalhar para o concelho da Praia, com o pensamento na obra, mas sobretudo na melhoria da qualidade de vida dos munícipes, foi assim que Roberto Monteiro retratou o seu mandato na frente dos destinos da Praia da Vitória, no acto de inauguração do Centro Intergeracional da Vila das Lajes.
O autarca frisou que esta obra foi executada no âmbito das comemorações da elevação das Lajes a Vila, considerando a sua importância, “muito para além da componente financeira ali investida” e que foi de cerca de 700 mil euros.
Aquele edifício, segundo Roberto Monteiro, vai acolher crianças, jovens e idosos, que todos juntos poderão receber aquilo que é crucial para o futuro do concelho, nas raízes culturais, carinho e conceitos a partilhar entre todos, numa “parceria em que todos ganham”.
O rés-do-chão do prédio vai receber as crianças, albergando a creche, ATL e o Centro de Explicações, com o primeiro piso totalmente destinado aos idosos da Vila das Lajes, contando com um amplo espaço para dinamização de actividades, e alguns quartos que vão ser preparados para o repouso dos idosos.
“Trata-se de um projecto de partilha que garante as necessidades específicas de cada um dos segmentos”, sustentou Roberto Monteiro. O autarca adiantou ainda que têm vindo a ser potenciados com as áreas rurais a entrarem na rota do progresso.
Roberto Monteiro avançou ainda com as obras que decorrem ou estão em fase de adjudicação, como são os casos do passeio marítimo e zona de lazer com piscina na Caldeira das Lajes, em fase final de aprovação pela Autoridade Marítima; habitação social, com mais 16 fogos na Vila e 20 fogos na Serra de Santiago; Plano de Legalização das Pedreiras; grande beneficiação do campo de futebol das Lajes que inclui a construção de novos balneários; ampliação da sede do Juventude Lajense, já em curso; Parque Empresarial das Lajes, a ser ultimada a fase de expropriações, bem como alguns ajustes ao nível da Reserva Agrícola; recuperação de 45 habitações degradadas, todas elas em curso; pavimentação de diversas vias e sobras.
Referiu ainda que as instituições da Vila das lajes, tiveram no período entre 2006 e 2009, apoios da Câmara da Praia para financiarem projectos no âmbito do Fundo de Coesão Rural, no valor de 400 mil euros.
Gab. Pres.
|