O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Roberto Monteiro, inaugurou hoje (27 de Julho de 2009) o Pavilhão Gimnodesportivo da Freguesia das Fontinhas, na ilha Terceira, junto à Casa do Povo e da Escola Básica ainda em construção.
Na circunstância, o autarca realçou o cumprimento das prioridades da sua gestão no município praiense, destacando “os três princípios orientadores a que se propôs, há quase quatro anos, quando assumiu a gestão camarária e que são “em primeiro lugar os investimentos na Educação e na Qualidade de Vida dos Praienses; o segundo princípio foi a assumpção pela autarquia do desenvolvimento harmónico do Concelho que se tem traduzido na concretização de investimentos importantes em todas as freguesias, independentemente das cores partidárias das suas Juntas de Freguesia, ou seja, praticamos o lema de tratar as 11 freguesias com igualdade e solidariedade equivalentes”, e em terceiro lugar acentuou que “cumprimos o que prometemos fazer”.
Realçou também que o Pavilhão Gimnodesportivo das Fontinhas “sendo uma infra-estrutura colocada no coração da freguesia está integrado na maior obra da sua história, e que é a construção da sua escola”.
Ressalvou que esta obra “representa um investimento de cerca de 3 milhões de euros, competindo o financiamento de 85 por cento à Câmara Municipal os restantes 15 por cento, ao Governo Regional dos Açores”.
O pavilhão agora inaugurado é o terceiro nos últimos quatro meses, e Roberto Monteiro referiu que “até ao final desta legislatura serão inaugurados mais dois, nas freguesias de São Brás e Agualva, e estarão outros três em fase final de construção, na Casa da Ribeira, Quatro Ribeiras e na Vila Nova”.
Assim, acentuou o edil, no espaço de dois anos “passamos de quatro pavilhões no Concelho, em que apenas um era municipal, para 12 pavilhões, passando o município a possuir nove”.
“A rede municipal de pavilhões visa a melhoria da qualidade de vida dos praienses e pretende promover a prática desportiva enquanto meio essencial à saúde e ao bem estar físico e psíquico dos praienses, criando-se condições para que crianças, jovens, adultos e idosos, enfim, toda a população activa, pratique actividade física”.
Monteiro destacou ainda o trabalho do empreiteiro pela qualidade e celeridade que foram colocadas na concretização da obra, bem como o trabalho das instituições que cederam os terrenos, sendo neste caso a Junta de Freguesia e a Casa do Povo.
A terminar, Roberto Monteiro salientou que o bem-estar das populações se constrói através de parcerias e de cooperação entre todas as instituições.
“O que interessa deverá ser sempre o que for melhor para a freguesia ou para o concelho e o futuro da nossa terra deverá ser mais importante do que qualquer interesse particular, e esta tem sido a chave do sucesso do nosso mandato e é a visão e a cultura que pretendemos ver implementadas em todas as nossas freguesias a bem do seu progresso e da sua prosperidade”, acentuou Roberto Monteiro.
Gab. Pres.
|