A Câmara Municipal da Praia da Vitória (CMPV) assinou hoje 28 de Julho de 2009), um protocolo com a Tabaqueira II e a Associação Bandeira Azul, no sentido de serem fornecidos aos banhistas fumadores adultos cinzeiros ecológicos, com a finalidade principal de eliminar as beatas de cigarro das praias, visto que estas levam anos até desaparecerem.
Trata-se, de uma iniciativa piloto nos Açores e de acordo com Rosalina Tanganho, da Tabaqueira II, o Concelho da Praia da Vitória foi escolhido dada a existência de “um excelente património natural”.
Os cinzeiros ecológicos serão distribuídos durante o mês de Agosto na Prainha, Praia Grande, Escaleiras (Vila Nova), Quatro Ribeiras e Biscoitos.
Para o vice-presidente da autarquia praiense, trata-se de uma medida da “maior importância que permitirá diminuir em larga escala o despejo descuidado de restos de cigarros nos areais e outras áreas balneares”, pelo que, adiantou, em conferência de imprensa, ser “fundamental que esta medida seja levada a sério, acrescentando que os cinzeiros, que incluem um isqueiro e espaço para a colocação de beatas, estão preparados para serem usados durante a época balnear”.
Por seu turno, Fátima Vieira, directora da Associação Bandeira Azul da Europa destacou a importância de se manterem as praias limpas das beatas, num projecto que decorre pelo segundo ano consecutivo em Sintra e Porto Santo (na Madeira), agora com estreia nos Açores, no Concelho da Praia da Vitória, seleccionado para o efeito.
Os cinzeiros ecológicos são fornecidos aos banhistas fumadores adultos de forma gratuita.
Paulo Messias fez questão de adiantar que esta campanha “se destina apenas aos fumadores adultos já que a campanha relacionada aos jovens com menos de 18 anos é feita através da mensagem “não fumar”.
Gab. Pres.
|