A Câmara Municipal da Praia da Vitória vai construir um Parque Turístico na Zona Litoral da Caldeira na freguesia das Lajes.
Com esta iniciativa a autarquia pretende alterar a imagem daquele local que, durante vários anos, serviu como depósito de lixos, o que inviabilizou a sua utilização por parte da população, excepto os pescadores.
A nova infra-estrutura pretende, assim, tornar mais atractiva aquela zona que no passado já foi uma zona balnear.
O projecto de Arquitectura Paisagista propõe a execução de uma via com dois sentidos, que abrange todo o parque, e que apresenta um passeio de 3 metros do lado voltado ao mar, onde as pessoas podem passear, fazer exercício e mesmo andar de bicicleta. Esta via é delimitada em ambos os lados por muros de pedra vulcânica irregular. O muro junto ao mar é reforçado, com argamassa, no seu interior para evitar que nos dias de tempestade o mar possa alcançar o passeio.
Nas suas proximidades, e com acessos adequados, vão ser construídos dois parques de merendas e duas grandes áreas destinadas ao lazer. Uma das áreas corresponde a uma zona verde, com extensas áreas de relvado, onde adultos e crianças podem brincar, realizar diferentes jogos ou simplesmente apanhar sol.
Estas áreas de relvado estão dotadas de percursos em bagacina vermelha compacta que interligam os vários espaços. Saliente-se que as áreas de relvado junto à via apresentam ligeiras modelações de terreno (cerca de 1.20m de altura acima da via) que permitem criar alguma diversidade, ao mesmo tempo que proporcionam uma melhor visibilidade do mar a quem optar por as percorrer ou sentar-se.
A outra área corresponde a uma zona balnear, com uma piscina de adultos e crianças, uma área pavimentada para solário e um edifício de apoio com balneários e bar.
De forma a facilitar a circulação automóvel ao longo do parque foram criadas duas rotundas, as quais continuam o desenho da paisagem envolvente e apresentam vegetação bem adaptada à área em questão.
Junto à zona verde de estadia, existe um passadiço em madeira, constituído por zonas de escadas e zonas de patamares, desmontável no Inverno, para que as tempestades não o danifiquem, e que visa criar a possibilidade de acesso a um nível inferior e assim proporcionar um contacto mais próximo com o mar.
Gab. Pres.
|