O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória colocou hoje (sexta-feira, 18 de Setembro de 2009), a primeira pedra na obra de Requalificação da Caldeira que será transformada num Passeio Marítimo e Piscina, um parque de lazer que inclui, entre outras infra-estruturas, uma piscina, espaços para as crianças, e área de merendas.
Trata-se de um projecto ansiado pela população da Vila das Lajes há décadas, o local tem estado praticamente deserto, prejudicando o trabalho dos pescadores que frequentam aquele local.
Na cerimónia, o autarca praiense acentuou a necessidade da requalificação daquele espaço destinado a todos os terceirenses.
O passeio marítimo e piscina, trata-se de uma empreitada que deverá atingir cerca de 1 milhão e 200 mil euros e que estará pronta no início do próximo Verão.
Roberto Monteiro aproveitou para dizer que “está muito orgulhoso da obra feita”, e elencou uma série de obras já concluídas, como é o caso da ampliação do cemitério, beneficiações nas escolas da Vila das Lajes, várias estradas e caminhos, dois parques infantis; pavilhão desportivo, que em breve terá os balneários; a creche; o Centro Intergeracional, que permite a aprendizagem entre crianças e idosos; o loteamento das pedreiras e o ainda mais complexo processo de loteamento das chamadas “casas dos americanos, na Serra de Santiago, legalizando esses espaços; Casa do Povo que foi remodelada; Infocentro; pavimentações diversas; obras no salão, império, campo de futebol, atribuição de carrinhas, processo de expropriações do Parque Industrial.
Referiu ainda a recuperação de mais de seis dezenas de habitações degradadas e a construção de raiz de mais 16 habitações.
Em números redondos, a Câmara da Praia da Vitória investiu na Vila das Lajes durante a legislatura que agora termina.
Ao nível da habitação social, foram despendidos nas Lajes, cerca de 4 milhões de euros.
No que se refere ao Fundo de Coesão Rural, foram investidos nas Lajes cerca de 500 mil euros.
OBRAS EM CURSO
O passeio marítimo e a piscina na Caldeira, é uma das obras referidas por Roberto Monteiro como sendo um trabalho de marca para o futuro, a par de conclusão de processo de legalização de habitações; vestiários no pavilhão; ampliação da sede do Lajense.
Anunciou ainda a cobertura do Pavilhão da Serra de Santiago e a asfaltagem de diversas canadas e caminhos.
Por outro lado, referiu que vai adquirir um terreno, contíguo ao Centro Intergeracional, com a finalidade de ali ser construído um Lar para Idosos.
Gab. Pres.
|