Está fria a tarde de quinta-feira! Parece que o verão foi-se mesmo embora!
Mas como o tempo voa, decidi rumar até ao Auditório do Ramo Grande, no coração da Praia da Vitória, para me encontrar com o Luís Gil Bettencourt – um amigo que conheci na primeira vez que visitei a Ilha do Corvo.
Passando pelas portas envidraçadas, lá o encontrei no palco da festa, enriçado nos cabos dos microfones e no brilho dos holofotes: “tem que estar tudo pronto para o concerto de logo!” – disse-me ele com “um brilhozinho nos olhos”.
De regresso ao gentil hall de entrada do auditório praiense lá nos sentamos e demos início à conversa.
A par e passo, fui descobrindo que o Festival do Ramo Grande celebra em 2009 as suas catorze primaveras e que teve a sua primordial inspiração no festival “Os sons de uma longa história” celebrado na Praia em 1983.
Para o director do “Ramo Grande” o objectivo fundamental do festival tem-se mantido inalterado ao longo dos anos – trazer o mundo à Praia através da sensibilidade da música e da comunhão dos ritmos e das sonoridades.
Revisitando a história do festival – que já se apresenta como um marco na agenda cultural da Terceira – faz-nos bem recordar alguns nomes sonantes que tocaram e cantaram na Praia da Vitória: Gilberto Gil, Susana Coelho, a Brigada Vítor Jara, os Gaiteiros de Lisboa, Vicente Amigo, Hermeto Pascoal, entre muitos outros.
Na actualidade o Festival do Grande tem sido celebrado em simultâneo com o Outono Vivo – ainda que, segundo Luís Bettencourt, não haja uma relação intrínseca e necessária entre os dois eventos culturais.
Em 2009 hão-de subir ao palco do auditório praiense o norte-americano Dr. Lonnie Smith que protagonizará o momento “Praia Blues”; os búlgaros Ivo Papasov & the Wedding Band; assim como o português Júlio Pereira.
Razões mais que suficientes para visitar a Praia da Vitória neste último fim-de-semana de Outubro!
Como sabe bem completar esta diversidade de expressões musicais que se tendem a conjugar num ambiente sublime.
Bom, é tempo de me despedir do Luís! Agradeço o seu contributo neste apontamento e espero que ele continue a dinamizar o Festival do Ramo Grande por muitos e bons anos!
|