Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Ramo Grande – os sons de uma longa história
30 outubro 2009

Está fria a tarde de quinta-feira! Parece que o verão foi-se mesmo embora!
Mas como o tempo voa, decidi rumar até ao Auditório do Ramo Grande, no coração da Praia da Vitória, para me encontrar com o Luís Gil Bettencourt – um amigo que conheci na primeira vez que visitei a Ilha do Corvo.
Passando pelas portas envidraçadas, lá o encontrei no palco da festa, enriçado nos cabos dos microfones e no brilho dos holofotes: “tem que estar tudo pronto para o concerto de logo!” – disse-me ele com “um brilhozinho nos olhos”.
De regresso ao gentil hall de entrada do auditório praiense lá nos sentamos e demos início à conversa.
A par e passo, fui descobrindo que o Festival do Ramo Grande celebra em 2009 as suas catorze primaveras e que teve a sua primordial inspiração no festival “Os sons de uma longa história” celebrado na Praia em 1983.
Para o director do “Ramo Grande” o objectivo fundamental do festival tem-se mantido inalterado ao longo dos anos – trazer o mundo à Praia através da sensibilidade da música e da comunhão dos ritmos e das sonoridades.
Revisitando a história do festival – que já se apresenta como um marco na agenda cultural da Terceira – faz-nos bem recordar alguns nomes sonantes que tocaram e cantaram na Praia da Vitória: Gilberto Gil, Susana Coelho, a Brigada Vítor Jara, os Gaiteiros de Lisboa, Vicente Amigo, Hermeto Pascoal, entre muitos outros.
Na actualidade o Festival do Grande tem sido celebrado em simultâneo com o Outono Vivo – ainda que, segundo Luís Bettencourt, não haja uma relação intrínseca e necessária entre os dois eventos culturais.
Em 2009 hão-de subir ao palco do auditório praiense o norte-americano Dr. Lonnie Smith que protagonizará o momento “Praia Blues”; os búlgaros Ivo Papasov & the Wedding Band; assim como o português Júlio Pereira.
Razões mais que suficientes para visitar a Praia da Vitória neste último fim-de-semana de Outubro!
Como sabe bem completar esta diversidade de expressões musicais que se tendem a conjugar num ambiente sublime.
Bom, é tempo de me despedir do Luís! Agradeço o seu contributo neste apontamento e espero que ele continue a dinamizar o Festival do Ramo Grande por muitos e bons anos!

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais