Exmas. Autoridades;
Exmos. Eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal;
Exmos. Membros da Comunicação Social
Caras Amigas e Amigos;
O passado dia 11 de Outubro, foi um dia de opções para os praienses. Em causa esteve a escolha entre projectos e entre candidatos.
Os praienses pronunciaram-se, de forma clara e inequívoca, que pretendem continuar o Rumo de Progresso que iniciámos em Novembro de 2005.
A leitura pragmática dos resultados eleitorais, ou seja, da vontade do povo do nosso Concelho, permite-nos retirar quatro conclusões objectivas:
1 – Que existe um Reconhecimento Sentido da obra física e humana que concretizámos nos últimos 4 anos;
2 – Que a Estratégia de Parceria Permanente, entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e o Governo Regional, é a única via eficaz de resolução dos problemas das pessoas;
3 – Que o nosso Modelo de Gestão, assente no diálogo, na proximidade e na inovação, produziu resultados excelentes que superaram as expectativas iniciais;
4 – Que os praienses não querem Trica Política e penalizam quem coloca os interesses partidários acima dos interesses do Concelho.
É com grande satisfação e motivação, mas com humildade e determinação, que aceito a enorme responsabilidade e confiança que os praienses depositaram em mim e na minha equipa.
Hoje inicia-se uma nova etapa neste projecto arrojado que visa fazer da nossa terra um lugar melhor para viver e para sonhar!
A nossa estratégia para o mandato 2009-2013, assentará em cinco Eixos Prioritários:
- Emprego;
- Educação e Formação;
- Acção Social;
- Gestão Ambiental;
- Qualidade de vida (na cidade e nas 11 Freguesias Rurais do Concelho)
Numa orientação para Criação de Emprego, seremos o maior aliado dos investidores privados, quer por via da criação de Parques Empresariais, quer pela implementação de projectos específicos com a “Revitalização do Comércio Tradicional”, a “Dinamização de Feiras Temáticas” e o “Reforço do Âmbito do Gabinete de Apoio ao Investidor”.
Na perspectiva de continuarmos a aposta estratégica na Educação e Formação, nos próximos 4 anos, temos o desafio de construir e dinamizar os seguintes empreendimentos:
- Academia da Juventude/Escola de Artes (Antigo Salão Teatro Praiense);
- Nova Escola Profissional;
- 2.ªa Fase dos Projectos – Universidade Aberta, Rede de Infocentros e Actividades extra-curriculares para as crianças do 1.º Ciclo;
- Nova Escola das Fontinhas e a Nova Biblioteca e Auditório Municipal;
Assumimos, com grande responsabilidade, a continuidade do Projecto de Solidariedade. O verdadeiro desafio consiste em garantir a sua sustentabilidade e impedir que se transforme num sistema multigeracional de agregados dependentes dos apoios municipais.
Além do reforço do programa de apoio aos Idosos e às crianças e jovens com necessidades especiais, daremos atenção prioritária aos seguintes Programas:
• -Rendas Apoiadas (jovens e agregados com crianças e idosos);
• Apoios à Habitação Degradada (100 casos por ano)
• Dinamização de Centros Sociais e de Lares de Idosos;
• Construção do Centro de Reabilitação;
• Habitação Social (2.ªa Fase da Requalificação do Bairro Nossa Sra. de Fátima e 60 fogos em Santa Rita e Serra de Santiago para conclusão do Programa de Erradicação de Barracas);
• E Aposta no Micro crédito com instrumento de apoio à sustentabilidade de famílias carenciadas.
Pretendemos atingir uma posição de destaque nas Políticas de Orientação Ambiental. Além da implementação de um programa de “Eficiência Energética”, que irá abranger todo o tecido empresarial do concelho, iremos actuar, de forma determinante, nas áreas de abastecimento de água sustentável, de recolha selectiva e na gestão do Aterro Intermunicipal. A dinamização dos Parques Ambientais e do embelezamento do concelho continuarão a ser acções relevantes para o Município.
A Qualidade de Vida, na cidade e no Meio Rural, continuará a ser uma aposta decisiva do Executivo.
O próximo mandato, será em muitos aspectos o período de retorno qualitativo dos grandes investimentos concluídos e em curso. Os Centros Multiserviços, a Rede de Creches e ATL’s, o Fundo de Coesão Rural; os novos Arruamentos Infraestruturados; a Rede de Pavilhões Desportivos; o elevado volume de pavimentação e a significativa melhoria das Acessibilidades terão de dar frutos às nossas expectativas.
Realço a construção do Passeio Marítimo da Caldeira e dos Biscoitos e na cidade relevo a importância da construção do Parque de Estacionamento Urbano, a Requalificação dos Imóveis Municipais, na Praça Francisco Ornelas da Câmara e o Projecto de Mobilidade.
Amigas e Amigos,
Os próximos 4 anos continuarão a ser anos de crescimento e revitalização do nosso Concelho.
O progresso continuará a ser harmónico, ou seja, com forte impacto em todas as freguesias e Coratos.
Sempre fui presidente de todos os praienses. Nunca fizemos e nunca faremos discriminações.
Os praienses sabem que reforçaremos o empenho numa prática permanente de princípios que sempre caracterizaram a minha governação. Os princípios a que me refiro são: parcerias, diálogo, transparência, equidade, desenvolvimento harmónico, proximidade e rigor na gestão.
Permitam-me dar uma palavra final à minha equipa.
Quero que saibam que é para mim um orgulho ter colaboradores e amigos como vocês.
O Paulo Messias que além da Vice-Presidência e da coordenação dos Investimentos Municipais (obras), passará a ter responsabilidades acrescidas na Gestão Ambiental e por via de afectação a 50% do seu tempo à Praia Ambiente.
O Paulo Codorniz, grande obreiro da excelente política cultural que implementámos, ganhará a presidência da Cooperativa Praia Cultura e terá uma acção preponderante nos projectos da Nova Escola Profissional e Academia das Artes.
A Paula Ramos, elemento determinante na equipa, dará o seu contributo na coordenação da área da Gestão Urbana (em regime parcial e sem auferir qualquer rendimento da CMPV).
O Paulo Rocha é a nossa aquisição sonante. Ele assumirá responsabilidades nas Áreas de Desporto, Turismo, Logística e o papel de enorme relevância que é o relacionamento directo com os 11 presidentes das Juntas de Freguesia.
Informo à audiência que o Presidente ficará com a Estrutura de Suporte (Finanças, Administrativa, Aprovisionamento, Recursos Humanos, Informática e Comunicação).
Com o Projecto Social e Económico e com a enorme responsabilidade de liderar toda esta maravilhosa equipa e de tudo fazer para ajudar a resolver os problemas colectivos e individuais de cada um dos praienses.
Minha Amigas e meus amigos,
Não posso terminar sem me referir a duas questões que considero fundamentais:
Espero e desejo uma oposição dinâmica, construtiva e orientada para o progresso do concelho. Se assim for, seremos uma equipa de 7 e não de 5 contra 2.
Esta é uma garantia que vos dou!
A outra questão que tenho de realçar é que para Roberto Monteiro primeiro está o Concelho da Praia da Vitória, em circunstância alguma colocarei em causa este princípio e muito menos pôr projectos de promoção e valorização pessoais.
A única razão que me levou a aderir a um projecto político foi contribuir para o progresso da minha Terra e ajudar as pessoas do meu concelho.
Passados 4 anos, esta continua a ser a minha única prioridade e aspiração.
Aos funcionários Municipais deixo uma palavra de apreço e focalizo a orientação de continuarmos a melhorar o nosso desempenho e assim servirmos melhor os Munícipes do concelho.
Caras amigas e amigos,
A Praia da Vitória tem Futuro!
A Câmara, em coligação com todos os praienses, continuará o Rumo do Progresso Económico e Social.
Obrigado pelo Vossa presença,
Viva a Praia da Vitória!
Praia da Vitória, 2 de Novembro de 2009
O Presidente da Câmara Municipal
Roberto Monteiro
|