Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Discurso de Tomada de Posse - Mandato 2009-2013
03 novembro 2009

Exmas. Autoridades;
Exmos. Eleitos para a Assembleia Municipal e Câmara Municipal;
Exmos. Membros da Comunicação Social
Caras Amigas e Amigos;

O passado dia 11 de Outubro, foi um dia de opções para os praienses. Em causa esteve a escolha entre projectos e entre candidatos.
Os praienses pronunciaram-se, de forma clara e inequívoca, que pretendem continuar o Rumo de Progresso que iniciámos em Novembro de 2005.
A leitura pragmática dos resultados eleitorais, ou seja, da vontade do povo do nosso Concelho, permite-nos retirar quatro conclusões objectivas:
1 – Que existe um Reconhecimento Sentido da obra física e humana que concretizámos nos últimos 4 anos;
2 – Que a Estratégia de Parceria Permanente, entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e o Governo Regional, é a única via eficaz de resolução dos problemas das pessoas;
3 – Que o nosso Modelo de Gestão, assente no diálogo, na proximidade e na inovação, produziu resultados excelentes que superaram as expectativas iniciais;
4 – Que os praienses não querem Trica Política e penalizam quem coloca os interesses partidários acima dos interesses do Concelho.

É com grande satisfação e motivação, mas com humildade e determinação, que aceito a enorme responsabilidade e confiança que os praienses depositaram em mim e na minha equipa.

Hoje inicia-se uma nova etapa neste projecto arrojado que visa fazer da nossa terra um lugar melhor para viver e para sonhar!

A nossa estratégia para o mandato 2009-2013, assentará em cinco Eixos Prioritários:

- Emprego;
- Educação e Formação;
- Acção Social;
- Gestão Ambiental;
- Qualidade de vida (na cidade e nas 11 Freguesias Rurais do Concelho)

Numa orientação para Criação de Emprego, seremos o maior aliado dos investidores privados, quer por via da criação de Parques Empresariais, quer pela implementação de projectos específicos com a “Revitalização do Comércio Tradicional”, a “Dinamização de Feiras Temáticas” e o “Reforço do Âmbito do Gabinete de Apoio ao Investidor”.

Na perspectiva de continuarmos a aposta estratégica na Educação e Formação, nos próximos 4 anos, temos o desafio de construir e dinamizar os seguintes empreendimentos:
- Academia da Juventude/Escola de Artes (Antigo Salão Teatro Praiense);
- Nova Escola Profissional;
- 2.ªa Fase dos Projectos – Universidade Aberta, Rede de Infocentros e Actividades extra-curriculares para as crianças do 1.º Ciclo;
- Nova Escola das Fontinhas e a Nova Biblioteca e Auditório Municipal;

Assumimos, com grande responsabilidade, a continuidade do Projecto de Solidariedade. O verdadeiro desafio consiste em garantir a sua sustentabilidade e impedir que se transforme num sistema multigeracional de agregados dependentes dos apoios municipais.
Além do reforço do programa de apoio aos Idosos e às crianças e jovens com necessidades especiais, daremos atenção prioritária aos seguintes Programas:
• -Rendas Apoiadas (jovens e agregados com crianças e idosos);
• Apoios à Habitação Degradada (100 casos por ano)
• Dinamização de Centros Sociais e de Lares de Idosos;
• Construção do Centro de Reabilitação;
• Habitação Social (2.ªa Fase da Requalificação do Bairro Nossa Sra. de Fátima e 60 fogos em Santa Rita e Serra de Santiago para conclusão do Programa de Erradicação de Barracas);
• E Aposta no Micro crédito com instrumento de apoio à sustentabilidade de famílias carenciadas.
Pretendemos atingir uma posição de destaque nas Políticas de Orientação Ambiental. Além da implementação de um programa de “Eficiência Energética”, que irá abranger todo o tecido empresarial do concelho, iremos actuar, de forma determinante, nas áreas de abastecimento de água sustentável, de recolha selectiva e na gestão do Aterro Intermunicipal. A dinamização dos Parques Ambientais e do embelezamento do concelho continuarão a ser acções relevantes para o Município.

A Qualidade de Vida, na cidade e no Meio Rural, continuará a ser uma aposta decisiva do Executivo.

O próximo mandato, será em muitos aspectos o período de retorno qualitativo dos grandes investimentos concluídos e em curso. Os Centros Multiserviços, a Rede de Creches e ATL’s, o Fundo de Coesão Rural; os novos Arruamentos Infraestruturados; a Rede de Pavilhões Desportivos; o elevado volume de pavimentação e a significativa melhoria das Acessibilidades terão de dar frutos às nossas expectativas.
Realço a construção do Passeio Marítimo da Caldeira e dos Biscoitos e na cidade relevo a importância da construção do Parque de Estacionamento Urbano, a Requalificação dos Imóveis Municipais, na Praça Francisco Ornelas da Câmara e o Projecto de Mobilidade.

Amigas e Amigos,

Os próximos 4 anos continuarão a ser anos de crescimento e revitalização do nosso Concelho.
O progresso continuará a ser harmónico, ou seja, com forte impacto em todas as freguesias e Coratos.
Sempre fui presidente de todos os praienses. Nunca fizemos e nunca faremos discriminações.
Os praienses sabem que reforçaremos o empenho numa prática permanente de princípios que sempre caracterizaram a minha governação. Os princípios a que me refiro são: parcerias, diálogo, transparência, equidade, desenvolvimento harmónico, proximidade e rigor na gestão.

Permitam-me dar uma palavra final à minha equipa.
Quero que saibam que é para mim um orgulho ter colaboradores e amigos como vocês.
O Paulo Messias que além da Vice-Presidência e da coordenação dos Investimentos Municipais (obras), passará a ter responsabilidades acrescidas na Gestão Ambiental e por via de afectação a 50% do seu tempo à Praia Ambiente.

O Paulo Codorniz, grande obreiro da excelente política cultural que implementámos, ganhará a presidência da Cooperativa Praia Cultura e terá uma acção preponderante nos projectos da Nova Escola Profissional e Academia das Artes.

A Paula Ramos, elemento determinante na equipa, dará o seu contributo na coordenação da área da Gestão Urbana (em regime parcial e sem auferir qualquer rendimento da CMPV).

O Paulo Rocha é a nossa aquisição sonante. Ele assumirá responsabilidades nas Áreas de Desporto, Turismo, Logística e o papel de enorme relevância que é o relacionamento directo com os 11 presidentes das Juntas de Freguesia.

Informo à audiência que o Presidente ficará com a Estrutura de Suporte (Finanças, Administrativa, Aprovisionamento, Recursos Humanos, Informática e Comunicação).

Com o Projecto Social e Económico e com a enorme responsabilidade de liderar toda esta maravilhosa equipa e de tudo fazer para ajudar a resolver os problemas colectivos e individuais de cada um dos praienses.

Minha Amigas e meus amigos,

Não posso terminar sem me referir a duas questões que considero fundamentais:
Espero e desejo uma oposição dinâmica, construtiva e orientada para o progresso do concelho. Se assim for, seremos uma equipa de 7 e não de 5 contra 2.

Esta é uma garantia que vos dou!

A outra questão que tenho de realçar é que para Roberto Monteiro primeiro está o Concelho da Praia da Vitória, em circunstância alguma colocarei em causa este princípio e muito menos pôr projectos de promoção e valorização pessoais.

A única razão que me levou a aderir a um projecto político foi contribuir para o progresso da minha Terra e ajudar as pessoas do meu concelho.

Passados 4 anos, esta continua a ser a minha única prioridade e aspiração.

Aos funcionários Municipais deixo uma palavra de apreço e focalizo a orientação de continuarmos a melhorar o nosso desempenho e assim servirmos melhor os Munícipes do concelho.

Caras amigas e amigos,

A Praia da Vitória tem Futuro!
A Câmara, em coligação com todos os praienses, continuará o Rumo do Progresso Económico e Social.

Obrigado pelo Vossa presença,

Viva a Praia da Vitória!

Praia da Vitória, 2 de Novembro de 2009

O Presidente da Câmara Municipal
Roberto Monteiro

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais