Contam-se por várias centenas de crianças das escolas do Concelho da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, que têm visitado a Feira do Livro, no âmbito do projecto cultural da autarquia praiense, “Outono Vivo”, que decorre até ao próximo domingo no local da tenda junto à Marina da Praia da Vitória.
E são essas crianças que, à noite, levam os pais ao local, como acontece desde a primeira edição. Recorde-se que o “Outono Vivo” se realiza este ano pela quarta vez.
De acordo com Mário Duarte, o organizador da Feira do Livro, também se contam por milhares os livros vendidos, que estão presentes naquele certame.
Também têm vindo a decorrer ao longo da semana diversas palestras, exposições e workshops.
De destacar, o Festival do Ramo Grande – Músicas do Mundo, que decorreu durante três noites no Auditório do Ramo Grande.
Na Casa das Tias de Vitorino Nemésio decorrem workshops de diversas temáticas, como Cerâmica, por Cecília Ribeiro; na Casa Museu Vitorino Nemésio, Escrita Criativa, por Leocádia Regalo; na Casa do Povo do Cabo da Praia, Culinária Vegetariana, por Brígida Serrano, e no Auditório Municipal, o tema Importância dos Contos de Fadas na Educação, por Cláudia Valentim.
Todos os workshops funcionam entre as 19h00 e as 21h00 ou 22h00.
Em vésperas de fim-de-semana, o “Outono Vivo” prepara-se para iniciar a arrancada para os últimos dias, prevendo-se que, tal como nos anos anteriores, também as noites sejam de plenas de enchentes.
O ano passado, passaram pela Feira do Livro, cerca de 10 mil pessoas, prevendo-se que este ano o recorde seja batido, no entanto e se forem incluídos os outros eventos no âmbito do “Outono Vivo”, este projecto cultural movimenta na Praia da Vitória, em dez dias, mais de 15 mil pessoas, entre as quais e para além da grande adesão dos terceirenses, pessoas de outras ilhas e do Continente Português, bem como alguns estrangeiros, destacando-se militares e famílias do Destacamento Norte-Americano estacionado na Base das Lajes.
Gab. Pres.
|