O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou hoje (4 de Fevereiro de 2010), em conferência de imprensa, os resultados “muito positivos” da primeira fase da criação da Rede de Creches e ATL’s, no conceito inovador de parcerias público-privadas que se mostraram sustentáveis a todos os níveis.
Roberto Monteiro explicou este conceito de parceria público-privada, que, conforme referiu, assenta nos em diversos princípios que são a chave do sucesso e dos quais destacou o facto do Município assume as despesas de investimento, nomeadamente, com o espaço físico, os equipamentos e o mobiliário, sendo a exploração é concessionada a privados que para o efeito criam uma empresa.
Em relação aos objectivos desta Rede Municipal de Creches e ATL’s, o autarca salientou que o projecto a decorrer, visa potenciar uma oferta de serviços relevantes aos casais jovens, que se fixem no Meio Rural do Concelho; contribuir para a criação de Postos de Trabalho sustentáveis; favorecer a partilha inter-geracional; apoiar as famílias em particular os casais jovens com filhos, e apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem, através do auxílio no estudo dinamizado pelos ATL’s.
O SUCESSO DO PROJECTO
O presidente da edilidade praiense disse, a propósito, que “o projecto-piloto da Rede Municipal de Creches e ATL’s, ocorreu na Vila das Lajes em 2008, os resultados obtidos incentivaram-nos a abrir uma segunda estrutura, e 2009, na Fonte do Bastardo”.
Nesse sentido, Roberto Monteiro relevou o sucesso desta iniciativa, em termos de resultados obtidos e revelou que dos resultados se pode referir a criação de 10 postos de trabalho (5 por estrutura); os ATL’s têm, em média, capacidade para 30 crianças, sendo a ocupação de 60%; as Creches foram dimensionadas para uma capacidade máxima de 30 crianças, sendo o índice de ocupação de 75%.
Roberto Monteiro adiantou ainda que até ao final de 2011, o Município pretende concluir a implementação da Rede, tendo por orientação as seguintes etapas: 2010 - Abril/Maio – Creche e ATL da freguesia da Vila Nova; Setembro, Creche e ATL da freguesia das Fontinhas.
Em 2011 - Abril/Maio a Creche e ATL da freguesia dos Biscoitos; Janeiro ATL em São Brás; Setembro – ATL da Agualva e em Setembro, ATL do Cabo da Praia.
Assim sendo, o presidente da autarquia acentua que, no final do processo de implementação a Rede Municipal terá 5 Creches, 7 ATL’s e disponibilizará, respectivamente, 150 e 210 vagas para crianças.
Com a conclusão deste projecto serão criados 30 postos de trabalho sustentáveis no Concelho da Praia da Vitória.
Para Roberto Monteiro, “os verdadeiros investimentos reprodutivos são aqueles que potenciam a qualidade de vida, que geram postos de trabalho sustentáveis e que são orientados para o apoio às famílias e para a promoção do Meio Rural do Concelho”.
O investimento municipal na implementação da Rede será de 1 milhão de euros.
Gab. Pres.