Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Intervensão do Presidente no II Fórum Açoriano Franklin D. Roosevelt
16 abril 2010
Permitam-me dirigir umas breves palavras sobre o enquadramento genérico do Fórum e mais concretamente, da parceria Luso-Americana, no que à Praia da Vitória diz respeito.
O Fórum Açoriano potencia uma discussão aprofundada sobre a parceria Euro-Americana, no confronto com os principais desafios globais, como são a pobreza, as alterações climáticas e a segurança internacional.
Efectivamente, a emergência de novas potências tem contribuído, de forma relevante, para retirar milhões de pessoas da pobreza extrema e tem proporcionado oportunidades de cooperação internacional alargada, no combate às ameaças globais.
Contudo, tem gerado desequilíbrios e ameaças, muito em particular nas áreas económica e ambiental.
É vital que se criem mecanismos de protecção aos impactos económicos, em regiões débeis como as Regiões Ultraperiféricas.
Como autarca de vocação, sigo o lema “pensar global para agir local”.
Em Portugal, falar de verdadeira parceria Luso-Americana, é falar dos Açores e muito em particular da Praia da Vitória.
A cooperação e a partilha com a comunidade americana, pertence às nossas raízes e faz parte integrante da cultura dos praienses.
A Base das Lajes, espaço do Concelho da Praia da Vitória, potenciou a criação da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, por via do Acordo de Cooperação e defesa entre Portugal e os Estados Unidos da América, designado por Acordo das Lajes.
Relevo as acções recentes da FLAD, nomeadamente, a organização do Fórum, incluindo o Concelho da Praia da Vitória e o apoio pronto às vítimas das enxurradas de 15 de Dezembro último.
Valorizo a conduta de diálogo, proximidade e cooperação demonstrada na organização e preparação deste Fórum.
Espero e desejo que este seja “um ponto de partida” num processo de cooperação mais estreita e eficaz na perspectiva do contributo para o desenvolvimento económico dos Açores e do Concelho da Praia da Vitória particularmente.
A promoção da cooperação nos domínios empresarial, educativo e cultural é um objectivo estruturante deste Concelho.
Tal como o mundo, a Praia da Vitória também enfrenta desafios complexos.
Entendemos como legítima a pretensão de apostar na cooperação activa, como meio de concretização de projectos estruturantes para o progresso económico e social deste povo que é o elo mais forte da real cooperação Luso-Americana.
Solicitamos o apoio da FLAD para a implementação dos seguintes projectos:
  • Museu Luso-Americano da Aeronáutica, na vertente cultural;
  • Parcerias na dinamização da Escola Profissional e da Academia da Juventude e das Artes, vertente educacional e cultural;
  • Acção de Modernização e promoção do tecido empresarial, nas vertentes económica e social.
A Praia da Vitória orgulha-se da sua História de Cooperação sincera e amistosa com o povo americano.
A Praia da Vitória pretende continuar a ser um parceiro activo, na parceria Luso-Americana.
Cooperação e partilha são características que muito valorizamos e sempre praticamos.
Gab. Pres.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais