A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinala, no próximo dia 18, terça-feira, o Dia Internacional dos Museus com uma visita guiada à Casa Vitorino Nemésio, seguida de uma representação teatral sobre o escritor praiense.
O programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus na Praia da Vitória contará também, a 28 de Maio, com uma palestra sobre “Património, Museus e Turismo Cultural” proferida pelo Professor Doutor José Maria Amado Mendes, professor catedrático da Universidade de Coimbra. Esta palestra decorrerá no auditório da Casa das Tias, a partir das 20h00.
A visita agendada para o dia 18 decorrerá a partir das 20h00, direccionando-se à comunidade educativa, particularmente os professores de Português, e aos operadores turísticos.
Segundo Paulo Codorniz, vereador responsável pelas actividades culturais do Município, o objectivo é promover a Casa Vitorino Nemésio como ponto de passagem dos turistas que visitem o concelho e, acima de tudo, como espaço de aprendizagem da vida e obra de Vitorino Nemésio, um dos maiores escritores portugueses do século XX.
O vereador da Cultura na Câmara Municipal da Praia da Vitória explica ainda que esta visita guiada procura despertar os professores da ilha para as potencialidades educativas que o espaço encerra.
No âmbito da visita, ocorrerá uma representação teatral baseada no texto “Sentado Numa Pedra de Memória” (a publicar brevemente), da autoria de Carlos Bessa. Este momento, segundo Paulo Codorniz, demonstrará uma das possibilidades da animação pensada para a Casa Vitorino Nemésio.
“O nosso entendimento é que a Casa Vitorino Nemésio não é um museu, um espaço para a contemplação estática das coisas do passado, mas sim um espaço de provocação dinâmica para o estudo da personalidade e da obra do autor de Mau Tempo no Canal, ilustre praiense e um dos vultos maiores da Literatura Portuguesa do século passado”, afirma Paulo Codorniz.
A Casa Vitorino Nemésio abriu ao público a 20 de Junho de 2007, com um horário de funcionamento entre as 09h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira.
Desde então, o espaço já recebeu mais de 7500 visitantes, sobretudo turistas, particularmente do continente português.
A Casa Vitorino Nemésio é um edifício do século XVII, localizada na Rua de São Paulo, onde, a 19 de Dezembro de 1901, nasceu Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva, que viria a ficar consagrado no panteão da Literatura portuguesa com várias obras, de onde se destaca Mau Tempo no Canal, romance publicado em 1944, que, através da história de amor entre Margarida Clark Dulmo e João Garcia, retrata a sociedade açoriana, particularmente nas ilhas do Pico, Faial, Terceira e São Jorge, na segunda década do século XX.
A crítica considerou o romance (galardoado com o prémio Ricardo Malheiros, atribuído pela Academia das Ciências de Lisboa) «a síntese de todas as ficções de Nemésio e o remate de toda a idiossincrasia açoriana».
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt