Foi anunciado hoje (14 de Junho der 2010), em conferência conjunta entre os presidentes das Câmaras Municipais da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, Roberto Monteiro e Andreia Cardoso, respectivamente, a criação de uma empresa intermunicipal, na ilha Terceira, que tem como primeira função, gerir os resíduos sólidos da ilha Terceira, bem como das restantes ilhas, com excepção da ilha de S. Miguel.
Esta empresa intermunicipal, que ainda não foi baptizada, poderá ter no futuro intervenções nas mais diversas áreas, já que tudo fica em aberto e tudo será possível, de acordo com o que foi sustentado por ambos os autarcas.
A funcionar ainda este ano, e sem definição do capital inicial, a empresa irá numa primeira fase ter como base, os equipamentos já existentes e que têm sido adquiridos ao longo dos anos com comparticipação de 60 por cento, da parte da Câmara de Angra do Heroísmo e os restantes 40 por cento, da Câmara da praia da Vitória, facto que se deve ao número da população.
De acordo com os autarcas, esta empresa intermunicipal surge dada a necessidade de serrem efectuadas cada vez maiores poupanças no sector da recolha e tratamento de resíduos sólidos, de forma a que as edilidades não sejam obrigadas a aumentar o custo actual que é pago pelos munícipes de ambos os Concelhos.
Por outro lado, e como forma de rentabilizar ainda mais a empresa intermunicipal, que deverá entrar em funcionamento ainda este ano, pretende-se que na ilha Terceira sejam recebidos os resíduos sólidos produzidos nas restantes ilhas, à excepção de S. Miguel.
O actual Aterro Sanitário da Ilha Terceira tem actualmente capacidade técnica, geográfica, humana e operacional, para laborar os resíduos sólidos produzidos nas restantes ilhas, de acordo com o que foi defendido por ambos os autarcas.
A GESTÃO
A gestão deste empresa intermunicipal será da responsabilidade de uma administração composta por três elementos, sendo um representante da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, um representante da Praia da Vitória.
O terceiro membro será escolhido por consenso entre as duas autarquias.
Ambas as autarquias consideram que a criação de uma empresa intermunicipal, para a gestão dos resíduos sólidos é a solução única para embaratecer ou não deixar que se torne mais caro, o processo de recolha e tratamento de lixos na ilha Terceira.
Por outro lado, esta empresa intermunicipal poderá, no futuro, ter as mais diversas componentes de gestão na ilha Terceira, sem quaisquer limites, desde o desporto à cultura e, se um dia for considerado necessário ou até mesmo imposto por regras da União Europeia, a gestão conjunta das águas da ilha Terceira.
PARQUES EMPRESARIAIS
Foi ainda referido que a criação de novos parques empresariais nas zonas da Praia da Vitória, como é o caso já definido da Vila das Lajes, bem como um outro na zona Oeste do concelho de Angra do Heroísmo, serão feitos pela AGESPI, da qual fazem parte as duas Câmaras Municipais, bem como o a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.
Gab. Pres.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt