Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Roberto Monteiro, na inauguração da nova Escola das Fontinhas, Educação e Formação são prioridades da Câmara da Praia
14 setembro 2010

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que a nova escola das Fontinhas é mais um exemplo da política que o actual executivo tem vindo a implementar no sentido de reforçar a Educação e a Formação no concelho.

Roberto Monteiro, que falava na manhã de segunda-feira, 13, na inauguração da infra-estrutura escolar, explicou que a Educação e a Formação são a principal prioridade da autarquia e que, nesse âmbito, a Praia da Vitória já é um exemplo para a Região e para o País.

“O futuro do concelho está directamente ligado ao sucesso das políticas educativas e formativas e, neste sentido, o Município assumiu o pioneirismo em projectos, programas e infra-estruturas que, em complemento com os programas regionais, fazem deste concelho uma referência regional - e até mesmo nacional – na aposta na valorização de competências da sua população”, realçou.

“Além do investimento de 5,3 milhões de euros na beneficiação e remodelação de todas as escolas do concelho e na construção das escolas das Fontinhas e da Fonte do Bastardo, criámos uma Rede de Creches concessionadas (em cinco freguesias rurais); criámos ATL’s em sete freguesias; construímos um pavilhão desportivo por freguesia e dois em coratos de Santa Cruz (num total de dez); concretizámos uma Rede Municipal de Infocentros no meio rural; e beneficiámos diversas infra-estruturas de jardins-de-infância nas escolas do concelho”, especificou o autarca praiense.

Sublinhou também a aposta do executivo em programas extra-curriculares, nomeadamente o ensino do Inglês (entre 2006 e 2008), o ensino das Ciências, através do projecto Fun Science (desde 2006), o projecto de reabilitação para crianças com problemas especiais (desde 2009), o ensino lúdico da Matemática (desde 2008) e os diagnósticos de saúde à visão, à audição e à nutrição a todas as crianças do concelho, numa parceria com o Centro de Saúde.

Roberto Monteiro identificou ainda o projecto da Assembleia Municipal da Criança praiense, os programas complementares de Desporto Escolar, o projecto Outono Vivo (que potencia o contacto com os livros e histórias) e diversos programas na Área Ambiental como exemplos da acção autárquica orientados para o reforço da Educação e Formação das crianças e jovens do concelho.

“[Todos estes] programas de acção traduzem-se num investimento anual de mais de 400 mil euros em actividades extra-curriculares”, disse Roberto Monteiro.

A escola das Fontinhas (que concentra creche, jardim-de-infância e 1º Ciclo) – um investimento camarário de três milhões de euros – reúne, a partir de hoje, 190 alunos daquela freguesia (entre os três meses e os dez anos), até aqui espalhados por três estabelecimentos de ensino.

O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou que as três infra-estruturas que deixam de ter alunos vão ser doadas a instituições da freguesia : a Escola da Fontinha ao Agrupamento 642 dos Escuteiros das Fontinhas; a Escola da Ladeira da Pena ao Grupo Folclórico “Fontes da Nossa Ilha”; e a Escola do Areeiro à Junta de Freguesia para adaptação a habitações sociais.

O autarca praiense finalizou a sua intervenção reafirmando o compromisso do actual executivo camarário com os três princípios que orientam a sua acção: Cooperação, Desenvolvimento Harmónico e a Fixação de Jovens no Meio Rural do concelho.

“Cooperar significa que cada entidade contribui com o seu melhor para um projecto de interesse comum que visa um impacto directo na melhoria da qualidade de vida de uma comunidade. O princípio do Desenvolvimento Harmónico significa investir de forma estruturante em todas as freguesias. Porque, aos olhos da Câmara, as 11 freguesias são como 11 filhos que merecem a mesma atenção e o mesmo apoio. O princípio da Fixação dos Jovens no Meio Rural do concelho tem como principal pilar o reforço e valorização da oferta de valências e infra-estruturas”, concluiu.

Gab. Comunicação.

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais