São apresentadas publicamente na sexta-feira, 24, as quatro propostas para o aspecto exterior do edifício que vai concentrar na Praça Francisco Ornelas da Câmara os serviços da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que falava numa conferência de imprensa na manhã de terça-feira, 21, na Academia da Juventude, explicou que a consulta pública (que vai decorrer no Auditório do Ramo Grande, às 18h00) pretende garantir aos praienses um espaço para perceberem as propostas do arquitecto José Parreira (responsável pelo projecto) e puderem emitir a sua opinião sobre cada proposta da imagem exterior do edifício.
“Neste projecto estão decididos dois aspectos: a disposição dos espaços interiores e que o edifício existente tem de ser demolido, devido à sua qualidade estrutural e ao facto de não se adequar às necessidades. Mas, tendo em conta que se trata de um imóvel na Praça Francisco Ornelas da Câmara, onde há uma afectividade por parte da população, queremos que todos tenham a oportunidade de apresentar a sua opinião sobre as quatro propostas de arquitectura em cima da mesa. É preciso, contudo, não nos esquecermos que a imagem exterior deste edifício terá de respeitar também o parecer da Direcção Regional da Cultura, já que esta entidade tem uma palavra a dizer no que se constrói nos centros históricos”, justificou o autarca.
“A construção deste edifício insere-se no plano que traçámos para a revitalização do centro urbano da cidade. Este plano é composto por seis medidas: o projecto de requalificação do centro urbano, que incluiu intervenções nas ruas, passeios, mobiliário urbano, etc.; a construção do parque de estacionamento urbano, cuja conclusão ocorrerá até ao final de Outubro; os programas de modernização empresarial, cujos diagnósticos estão prontos, estando em curso as acções junto dos empresários; a dinamização de actividades que atraiam público ao centro da cidade, caso do Praia Motor Show ou dos passeios de moda; a aquisição e requalificação de imóveis, caso do edifício onde está instalada a Praia em Movimento; e a deslocalização de serviços públicos e camarários para o coração da cidade, nomeadamente os serviços autárquicos, hoje instalados na Rua Gervásio Lima”, explicou.
“O projecto da autoria do arquitecto José Parreira garante-nos um novo edifício, moderno, integrado na paisagem da Praça Francisco Ornelas da Câmara e que será, sem dúvida, um marco na paisagem arquitectónica da cidade”, sublinhou Roberto Monteiro.
O novo edifício terá quatro pisos, concentrando todos os serviços da autarquia. Segundo o arquitecto José Parreira, no primeiro piso ficarão concentrados os balcões de atendimento ao munícipe.
“No centro do edifício ficará instalado um jardim vertical, que será comum a todos os andares. Uma das nossas preocupações foi incluir todos os mais recentes sistemas de eficiência energética, caso de painéis solares, sistema de aproveitamento das águas pluviais para as águas sanitárias, etc. O objectivo é que este edifício se transforme num exemplo em termos de funcionalidade para serviços camarários e em termos de aproveitamento das novas tecnologias para a sua eficiência energética”, explicou o arquitecto.
“Para o exterior, apresentamos quatro opções, que procuram interpretar a imagem e a volumetria dos edifícios da praça, tendo por base a intenção de o edifício que vai substituir a casa do Dr. Eugénio ser um imóvel de linhas contemporâneas, que represente o século XXI, tal como os edifícios que o ladeiam representam várias épocas”, argumentou José Parreira.
A construção do novo edificio camarário na Praça Francisco Ornelas da Câmaras está orçada em cerca de dois milhões de euros, tendo a aquisição da casa do Dr. Eugénio custado 750 mil euros à autarquia.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt