A Medicina e as Artes são o tema da edição deste ano do Outono Vivo, que decorrerá entre 29 de Outubro e 07 de Novembro, na Praia da Vitória.
Durante dez dias, a cidade enche-se de livros, teatro, música, exposições, palestras e workshops, com os médicos que produzem Arte a destacarem-se do programa da edição deste ano.
As actividades do Outono Vivo 2010 concentrar-se-ão, pela primeira vez, na Academia da Juventude e no Auditório do Ramo de Grande.
O presidente da Câmara Municipal, Roberto Monteiro, que presidiu à apresentação do evento, que decorreu na manhã desta quinta-feira, dia 07, na Academia da Juventude, justificou a mudança de localização do evento com o facto de “fazer todo o sentido” que o Outono Vivo decorra nas instalações mais adequadas para eventos daquela natureza.
“As iniciativas devem ser localizadas nas melhores infra-estruturas, naquelas que, naturalmente, se adequam aos objectivos do evento. Portanto, faz todo o sentido que o Outono Vivo decorra nas infra-estruturas do Município vocacionadas para actividades culturais. A Academia da Juventude e o Auditório do Ramo Grande são, por excelência, o local apropriado para esta iniciativa”, sublinhou o autarca.
“Para lá da localização, a edição deste ano conta com um programa onde a qualidade é idêntica às edições anteriores. É um programa que garante actividades para todos os gostos e para todos os públicos. Essa é, aliás, a filosofia do Outono Vivo desde o seu início”, explicou Roberto Monteiro.
Para o vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Paulo Codorniz, o tema da edição deste ano justifica-se pela possibilidade de se conhecerem experiências de médicos que, nos seus tempos livres, mantêm uma produção artística.
“Será, sem dúvida, muito interessante, contactarmos com pessoas que, na sua vida profissional, contactam com a morte e com a vida, com situações alegres e tristes, mas que, no seu tempo livre, e, porventura, por causa dessa convivência, produzem Arte - da Pintura à Fotografia, da Literatura à Música”, explicou o responsável.
A Feira do Livro (com abertura agendada para sexta-feira, 29, às 20h00) contará com mais de 100 editoras portuguesas, cujos livros estarão expostos para venda na sala e no claustro da Academia da Juventude.
“Esta edição será marcada pela redução do preço de muitos dos livros disponíveis, assim como vários saldos”, anunciou Mário Duarte, responsável pela organização da Feira do Livro do Outono Vivo.
Programa
Os médicos-artistas marcam o conjunto de conferências no programa do Outono Vivo. Os médicos Rui Mendonça, Pedro Barreiros, Ramalho Almeida, Amaral Marques e Germano Sousa e a nutricionista Andreia Aguiar são os especialistas de Saúde que vão proferir palestras na edição deste ano.
O programa de palestras inicia-se na sexta-feira, 29, com um discurso do Representante da República para os Açores, José António Mesquita, sobre “Os Médicos e as Artes”.
O Outono Vivo 2010 contará também com exposições de pintura de Pedro Barreiros e de Dimas Simas Lopes e de fotografia de Amaral Marques. E com um concerto do médico Bruno Walter Ferreira e a sua banda.
Nesta edição são lançados os livros Que Paisagem Apagarás, de Urbano Bettencourt, Atlântico Sul – Um Tratado para a Paz ou uma Rota Geoestratégica, de João Aranda e Silva, Ilha Terceira – Ilha Lilás, de José António Rodrigues, e é apresentado o livro Fátima Albino – Uma Ganadeira da Ilha Terceira, de Isabel Coelho da Silva.
Nas montras da Praia da Vitória estará patente a exposição “Médicos da Praia da Vitória”.
“É uma mostra que recupera a memória de vários médicos que marcaram esta cidade e que, hoje, são recordados pela população”, explicou Paulo Codorniz.
O programa do Outono Vivo 2010 (cuja versão final é disponibilizada em breve no sitio do evento na Internet: www.outonovivo.com) inclui também uma conferência sobre Agricultura Biológica, várias actividades infanto-juvenis (com José Fanha e Eduarda Reis), o concerto de música/comédia com o grupo italiano Microband, um café concerto com José Fanha sobre Poesia e Outras Músicas, um concerto de piano e flauta com Rodrigo Lima e Gustav Van Mannen e a peça de teatro “Cão Que Morre Não Ladra”, do Grupo Chapitô, além de vários workshops.
Festival do Ramo Grande
O programa da edição deste ano do Outono Vivo não inclui o Festival do Ramo Grande, confirmou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
O autarca explicou que o Festival foi individualizado da programação, estando agendado para 2011.
“Temos vindo a reflectir sobre o modelo do Festival do Ramo Grande e chegou-se à conclusão que era necessário separá-lo do Outono Vivo, porque quer um quer outro têm dimensão e qualidade para surgirem isolados na programação cultural do Município. Posso adiantar-vos que o festival ocorrerá em Maio do próximo ano”, anunciou Roberto Monteiro.
O autarca adiantou que o modelo do festival será apresentado em breve.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt