A criação de emprego nos Açores nas próximas décadas dependerá do sector privado. A mensagem marcou a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória na sessão comemorativa dos 100 anos da República Portuguesa, que decorreu na noite de sexta-feira, na Academia da Juventude da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.
Roberto Monteiro, que discursava numa sessão promovida pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, sublinhou que o mercado de emprego nas administrações centrais, regionais e locais está a diminuir consideravelmente e que, por isso, a ideia de que o funcionalismo público é a resposta para um emprego estável e duradouro já não é viável.
“Esse paradigma acabou. Toda a sociedade tem de mentalizar-se nesse sentido. Hoje, e cada vez mais, é no tecido empresarial, no sector privado, que reside a solução para que se vença o desafio do emprego neste século XXI. Daí a necessidade de continuarmos a reforçar consideravelmente a formação e a promover e potenciar o empreendedorismo e a iniciativa privada, nomeadamente junto dos nossos jovens”, reforçou o autarca praiense.
Roberto Monteiro realçou ainda a necessidade de ser equacionado o financiamento das autarquias no âmbito das competências que sobre elas recaem, particularmente as derivadas dos novos desafios.
“Atribuem-se às autarquias o reforço da prática desportiva, a promoção do tecido empresarial, acções no âmbito da formação. Hoje, muitas áreas tocam a esfera de competências do poder local, mas os financiamentos nunca reflectem essa situação. É importante que se perceba e se analise esta questão”, sublinhou.
“Além disso, é importante que cada vez mais a sociedade compreenda que os fundos comunitários que continuam a chegar aos nossos concelhos vêm condicionados. Ou seja, estes apoios – que temos de aproveitar – decorrem de orientações pré-definidas. E é nesse enquadramento que avançamos com projectos. Realço este facto para que, quando se analise a carteira de investimentos de uma autarquia, se tenha em conta que muitos deles – a maior parte, muitas vezes – resultam de programas específicos que condicionam a atribuição dos apoios a investimentos em determinadas áreas”, explicou.
Falando dos desafios que se colocam à República no século XXI, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória argumentou que nos dias que correm as parcerias e a cooperação são as chaves para o sucesso das políticas públicas e dos projectos que venham a ser implementados.
“Hoje, mais do que lutar cada um por si, é na união, na cooperação e na parceria que residem as melhores soluções para os nossos problemas. E esta verdade tem mais força quando falamos nos concelhos açorianos”, defendeu Roberto Monteiro.
O presidente da Câmara da Praia destacou ainda a importância de se reforçar a aproximação entre eleitores e eleitos.
“Quem exerce cargos políticos tem de dar o exemplo. Nesse sentido, os valores e os princípios da República continuam actuais. Mas é fundamental que a sociedade civil também procure participar na causa pública”, sublinhou.
Gab. Comunicação.
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt