O novo regime de estacionamento tarifado na cidade da Praia da Vitória entra em vigor a partir de Janeiro de 2011, mas não aumenta as tarifas dos parquímetros, confirma o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Roberto Monteiro explica que a reorganização decorre do Plano de Mobilidade, que altera o formato do estacionamento na cidade, garantindo parques para todos consoante as necessidades.
“Actualmente, as zonas de estacionamento mais próximas dos principais espaços comerciais e de serviços são usadas por quem trabalha na cidade, fazendo com que quem necessita de aceder a esses locais tenha de estacionar longe deles. O modelo que vigorará a partir de 2011 inverte a situação. Ou seja, quem trabalha na Praia terá lugar para estacionar a uma distância de, pelo menos, 50 metros do seu posto de trabalho. Esse afastamento será compensado pelo circuito de minibuses. E os locais mais próximos do centro da Praia passam a ser usados, preferencialmente, pelas pessoas que querem vir à cidade fazer compras ou aceder a um qualquer serviço”, explica o autarca praiense.
Na prática, o novo regime de estacionamento tarifado na Praia divide a cidade em três áreas: uma de estacionamento tarifado de curta duração, que garante parques a menos de 50 metros do local que o munícipe pretende aceder; uma de estacionamento tarifado de média duração, que garante parques a uma distância entre os 50 e os 100 metros das principais zonas comerciais e de serviços; e uma de zona de estacionamento gratuito, para lá dos 100 metros.
As ruas do centro da cidade passam a ter um regime de estacionamento tarifado de curta duração. Ou seja, um condutor poderá ter o seu veículo estacionado por um período máximo de duas horas sem renovar o talão do parquímetro.
O número de estacionamentos tarifados de curta duração é reforçado com o parque de estacionamento urbano (com entrada na Rua dos Remédios) e a introdução de parquímetros nos parques junto ao Tribunal e ao edifício da Segurança Social.
“Esta bolsa de estacionamento garante mais de 500 lugares de estacionamento vocacionados para as pessoas que vêm à cidade. É uma medida que, em nosso entender, atrairá as pessoas à Praia e, em certa medida, potenciará o comércio tradicional”, sublinha Roberto Monteiro.
As ruas sujeitas ao estacionamento tarifado de média duração permitem que o condutor tenha o seu veículo no estacionamento por um período máximo de quatro horas sem necessidade de novo talão do parquímetro.
O estacionamento na circular interna (junto ao Paul), nos parques da Marginal, nos parques do Largo da Batalha e nos parques junto ao Cemitério, do Estádio Municipal, da Escola Vitorino Nemésio e do edifício da Caixa Económica da Misericórdia manter-se-á gratuito.
“Estas zonas ficam reservadas para quem trabalha na cidade, ou quem estará nela durante longos períodos de tempo. Estes condutores podem deixar aí os seus carros e aceder à zona central da cidade de minibus, ou a pé. Porque a distância destes parques é pequena”, realça o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Com este novo regime, todos têm acesso a estacionamento de acordo com as suas necessidades, num modelo mais justo e que torna a cidade mais atractiva desse ponto de vista”, conclui Roberto Monteiro.
Com vista à implementação do novo regime de estacionamento, é lançado, no mês de Novembro, o concurso para a concessão da exploração do estacionamento tarifado na cidade.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt