O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória apresentou na tarde de quinta-feira, dia 14, o projecto “Artista Residente” na Academia da Juventude da Ilha Terceira, que considerou tratar-se de uma iniciativa que espelha a alma daquela infra-estrutura.
Roberto Monteiro, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa no claustro da Academia, explicou que o projecto se traduz na ligação dos artistas aquele espaço de criação, com benefícios para ambas as partes.
“Os artistas que integrarem este projecto passam a ter acesso aos espaços e equipamentos de produção da Academia em condições mais vantajosas. Passam também a poder participar no intercâmbio de experiências com outros artistas, ou em workshops ou formações. Têm apoio na execução, divulgação e apresentação dos seus trabalhos e passam a ter acesso às áreas expositivas da Academia. Da parte da Academia, as vantagens são o acesso a uma produção artística regular a incluir na sua programação e a co-produção dos trabalhos, com os respectivos benefícios financeiros e promocionais que daí advenham. Além disso, a Academia da Juventude, através deste projecto, passa a contar com uma bolsa de artistas”, especificou.
“O conceito de Artista Residente espelha a essência da Academia da Juventude: potencia e promove a criação artística, abrindo oportunidades aos artistas locais, da ilha e da Região, colocando ao seu dispor espaços e equipamentos que, se calhar, não teriam acesso de outra forma”, sublinhou o autarca praiense.
Até ao momento, estão inseridos neste projecto 23 artistas: oito em Fotografia, quatro em Design Gráfico, três em Ilustração/Banda Desenhada, sete em Música, dois em Vídeo, dois em Artes Plásticas e um em Comédia.
“Contamos com este grupo de artistas, que se dispuseram a participar no projecto. Mas a Academia da Juventude continua de portas abertas a todos quantos queiram participar. Ou seja, não existem restrições para que qualquer artista local se junte a esta iniciativa”, reforçou Roberto Monteiro.
No âmbito da programação de trabalhos da autoria de artistas residentes da Academia, a 22 de Outubro, às 22h00, é, apresentado o espectáculo “stand up comedy, anedotas e coisas tolas” pelo colectivo de comediantes “Stand Up Acores”.
De igual modo, a 12 de Novembro, na Galeria de Arte Digital da Academia da Juventude, a fotógrafa Catarina Melo apresenta a exposição “Música de Papelão”, que estará patente ao público até 12 de Janeiro de 2011.
A 19 de Novembro, a artista plástica Phillipa Cardoso, também integrada no projecto Artista Residente, inaugura a sua exposição, que estará patente ao público até 21 de Janeiro de 2011 na Galeria de Artes Plásticas da Academia da Juventude da Ilha Terceira, na Praia da Vitória.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt