A recolha de óleos usados no concelho da Praia da Vitória aumentou 60 por cento entre o terceiro trimestre de 2009 e o período homólogo de 2010, sendo, actualmente, a recolha média mensal de 1830 litros, segundo dados da empresa municipal Praia Ambiente.
A mesma fonte indica um aumento de 20 por cento no volume de óleo doméstico usado recolhido no concelho entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano.
De Janeiro a Setembro de 2010, a Praia Ambiente recolheu cerca de 16 500 litros de óleo alimentar usado.
Desde o início desta recolha (Novembro de 2007), a empresa municipal já recolheu mais de 41 mil litros de óleo alimentar usado.
Estão em vigor no concelho da Praia da Vitória três sistemas de recolha: junto dos estabelecimentos de restauração, empresas de cattering e refeitórios escolares; oleões localizados em todas as freguesias do concelho; e recolha porta-a-porta, a funcionar no centro da cidade da Praia da Vitória.
Segundo a Praia Ambiente, 83 por cento do óleo alimentar usado recolhido no concelho provém de estabelecimentos de restauração, empresas de cattering e refeitórios escolares.
Os 15 oleões instalados nas freguesias do concelho são responsáveis por 14,4 por cento do óleo usado recolhido pela Praia Ambiente. E a recolha porta-a-porta representa 2,7 por cento do óleo alimentar recolhido no concelho.
Qualquer um destes sistemas de recolha é gratuito, sendo assegurado por técnicos da Praia Ambiente.
Na recolha porta-a-porta, em vigor na cidade, os funcionários da Praia Ambiente recolhem o óleo a partir das 08h30, devendo os moradores deixar o óleo num recipiente bem fechado.
Nos oleões, o líquido deve ser deixado em recipientes selados, devendo os munícipes evitar o uso destes equipamentos para depósito de outro tipo de resíduos.
A Praia Ambiente instalou 15 oleões nas freguesias do concelho. Estes equipamentos têm capacidade de 500 litros.
Com esta medida, a empresa municipal praiense ultrapassou amplamente a legislação em vigor, que estabelece como objectivo para 2011 a existência de oito oleões por cada 25 mil habitantes e a existência de 12 equipamentos por cada 25 mil habitantes até 2015.
O programa de recolha de óleos alimentares usados insere-se na política de preservação ambiental em vigor no concelho. Neste caso, procura evitar o depósito deste tipo de resíduos no sistema público de saneamento, ou noutros locais.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt