Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Paulo Rocha, vereador da Câmara, apela: Turismo, Ambiente e Investigação devem andar de mãos dadas
15 novembro 2010

O vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal da Praia da Vitória considera que o estudo aprofundado do espaço natural é a condição de base para se encontrar o equilíbrio entre a preservação ambiental e a rentabilização da Natureza como produto turístico.

Paulo Rocha, que falava na abertura do seminário sobre Turismo & Ambiente, que decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 15, na Academia da Juventude, na Praia da Vitória, argumenta que o conhecimento é a chave para uma solução que satisfaça ambas as partes e, por isso, defende o diálogo permanente entre quem investiga e quem gere ou cria produtos turísticos baseados na Natureza.

“Só através de um conhecimento pormenorizado do nosso Meio Ambiente, de cada uma das suas partes e do seu todo, é possível – em minha opinião – salvaguardarmos o espaço que habitamos. Daí que realce a importância – a exigência até – de todas as entidades, públicas e privadas, manterem um estreito diálogo com quem investiga e estuda a Natureza açoriana, para que a sua acção não se afaste do propósito maior que cada ilhéu deve perseguir: proteger a sua ilha, porque a sua sobrevivência e a sobrevivência dos seus descendentes dependerá das acções presentes”, sublinhou o vereador, na sessão de abertura do seminário organizado pelo gabinete de Turismo da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Perante estudantes da Universidade dos Açores, da Escola Profissional da Praia, operadores turísticos e responsáveis na área do Turismo e do Ambiente, Paulo Rocha reconheceu que o ponto de equilíbrio entre o uso da Natureza como cartaz e produto turísticos e a salvaguarda do espaço natural não é “fácil de alcançar”, mas apelou a que os técnicos com responsabilidade na preservação ambiental não assumissem essa tarefa partindo do pressuposto que ambas as partes não podem co-existir.

“É possível preservar, mas essa preservação não impede algum aproveitamento turístico. Daí o desafio que vos deixo, quer aos técnicos desta Autarquia, quer a todos aqueles que actualmente ou no futuro tenham uma palavra a dizer neste âmbito: desenvolvam a vossa actividade com uma preocupação em mente – a preservação ambiental não implica necessariamente fechar o espaço natural ao contacto humano. É no equilíbrio entre as necessidades das partes que reside a solução”, argumentou.

Segundo o responsável, esta visão tem vigorado na Câmara Municipal da Praia da Vitória, servindo de base às orientações estabelecidas para ambos os sectores.

“No caso da Praia da Vitória, a nossa acção passa sobretudo por buscarmos constantemente o equilíbrio entre a salvaguarda da Natureza e o crescimento da nossa actividade turística”, sublinhou Paulo Rocha.

Neste encontro, vários responsáveis governamentais, económicos e universitários debateram várias perspectivas da dicotomia Turismo e Ambiente.

No encontro, intervieram o director regional do Ambiente, João Bettencourt, a delegada do Turismo da Ilha Terceira, Verónica Bettencourt, o director da Associação Regional do Turismo, José Eduardo Toste, e o professor universitário e director do Gabinete de Ecologia Vegetal Aplicada, Eduardo Dias.

 

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais