O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória classifica a nova Escola Profissional da Praia da Vitória como “um investimento estruturante para a estratégia de desenvolvimento do Concelho”.
Roberto Monteiro, que falava na apresentação do projecto da obra, que decorreu na tarde de quinta-feira, dia 18, na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, sublinhou que a infra-estrutura será um pilar fundamental na qualificação e na potenciação de emprego na Praia da Vitória e que será também um marco na paisagem arquitectónica da cidade.
“A Escola Profissional da Praia tem vindo a desenvolver um trabalho meritório, cuja excelência e qualidade são reconhecidas publicamente. Com as novas instalações, o estabelecimento de ensino reforça as suas capacidades e ganha condições para aumentar ainda mais a formação e qualificação de recursos, correspondendo às necessidades do mercado local e regional. Ao assumir esta obra, o Governo Regional dos Açores demonstra apoiar uma obra que é, sem dúvida, estruturante para a estratégia de desenvolvimento do concelho da Praia da Vitória”, argumentou o autarca.
Para Roberto Monteiro, nas novas instalações, a Escola Profissional deverá apostar na formação para os Negócios e para o Empreendedorismo, áreas que, segundo o autarca, permitirão potenciar a iniciativa privada e, por essa via, contribuir para a criação de emprego no Concelho, na Ilha e na Região.
“A nova infra-estrutura será construída entre as ruas Gervásio Lima e Comendador Francisco José Barcelos, confrontando com a Escola Secundária Vitorino Nemésio. Além disso, a nova escola distará poucos metros da Escola Francisco Ornelas da Câmara. Ou seja, numa área de 165 mil metros quadrados teremos concentrada 70 por cento da população estudantil do concelho. É um enquadramento que gerará sinergias, centrado no coração da cidade da Praia”, sublinhou.
A nova Escola
O projecto da nova escola foi apresentado na tarde desta quinta-feira, numa sessão que contou com a presença das secretárias regionais da Educação e da Solidariedade Social e do Trabalho.
A empreitada, orçada em 7,5 milhões de euros, requalificará o quarteirão onde hoje estão localizados os serviços da Câmara Municipal da Praia.
A nova escola é composta por três pisos, que albergam oficinas para o ensino de Construção Civil, Mecânica e Electromecânica, salas de aulas, restaurante, cozinhas, zona de ensino da Hotelaria, um auditório com 160 lugares, laboratórios, salas para formação em Desenho Técnico, arquivo, gabinetes, uma biblioteca, áreas administrativas, entre outras valências, sendo servida por um parque de estacionamento com capacidade para 72 viaturas.
Todas estas valências estarão distribuídas por mais de nove mil metros quadrados de área construída, implantados em cinco mil metros quadrados de terreno.
A empreitada entra agora na fase de concurso público, devendo as obras começar no segundo trimestre de 2011.
Com as novas instalações, a Escola Profissional da Praia da Vitória deixará de ter as suas turmas divididas por cinco espaços, situação que, segundo Domingos Borges, director do estabelecimento, dificulta a gestão dos espaços e do projecto educativo.
Segundo o responsável, a Escola Profissional da Praia já formou mais de 1300 jovens e mais de 500 adultos.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt