O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória classificou de exemplar a parceria que deu origem à primeira formação na Praia da Vitória enquadrada no projecto Academias Cisco, que, a partir de agora, passa a funcionar na cidade.
Roberto Monteiro, que falava na entrega dos diplomas de certificação internacional Cisco aos 18 participantes no curso que decorreu na Escola Profissional da Praia da Vitória sob orientação da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, explicou que este tipo de formação, decorrente de uma parceria entre estabelecimentos de ensino e entidades com créditos firmados no mercado empresarial internacional, “é uma opção que deve ser incentivada”.
“Hoje, perante os desafios ao nível da empregabilidade e da formação ao longo da vida, as entidades formadoras devem procurar ouvir as empresas e criar ofertas formativas que resultem das necessidades do mercado e do diálogo com empresas de sucesso. O projecto Academias Cisco, a funcionar em mais de 150 países, é um modelo exemplar nessa perspectiva. Os formandos não só aprendem determinados conhecimentos e ferramentas tendo por base conteúdos testados e validados por uma empresa de sucesso mundial, como ganham uma certificação internacional, o que significa uma mais-valia fundamental”, sublinhou o autarca praiense.
Academia Cisco na Praia
A entrega destes diplomas, que decorreu na manhã de sexta-feira, 19 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, assinalou também a instalação da Academia Local Cisco na Praia da Vitória.
“É uma iniciativa que marca decisivamente a oferta formativa no concelho, nomeadamente através da Escola Profissional da Praia da Vitória, que tem sabido analisar o mercado de trabalho e enquadrar os cursos que organiza nessa realidade. É uma iniciativa que revela uma visão a médio e longo prazo, que liga o ensino a experiências empresariais de sucesso e que, acima de tudo, garante a oferta de formação acreditada internacionalmente”, realçou Roberto Monteiro, após ter entregue os diplomas aos 18 participantes nesta formação.
“Este é um momento importante para nós, porque assinala mais um passo no nosso projecto pedagógico e formativo. A Escola Profissional da Praia da Vitória acedeu de imediato à parceria com a Escola de Novas Tecnologias dos Açores com vista a esta primeira formação, tendo por objectivo criar na Praia da Vitória a primeira Academia Local da Cisco na ilha”, realçou, por seu turno, Domingos Borges, director da Escola Profissional dos Açores.
“Desta formação saem dois formadores certificados que vão assegurar o arranque da Academia Local da Cisco na Praia da Vitória. Iniciaremos o programa formativo de forma gradual, com o objectivo de consolidarmos este projecto e garantirmos uma formação de qualidade, com reconhecimento internacional”, adiantou Domingos Borges.
“Networking Academy” nos Açores
João Lima, director da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, entidade que assegurou a primeira formação da Cisco na Praia, explicou o processo de criação de uma Academia Local da Cisco na Praia da Vitória e realçou o empenho imediato da Escola Profissional na concretização desta iniciativa.
A Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA) foi a primeira entidade de ensino na Região a constituir-se como Academia Local da Cisco.
Após esse processo, iniciou a difusão do sistema pela Região, enquadrando-o na Rede Regional de Academias Cisco, aprovada e apoiada pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia.
Nesse âmbito, a ENTA formou quadros da Universidade dos Açores, com o objectivo do estabelecimento de Ensino Superior insular se certificar como Academia Regional da Cisco.
Já no ano lectivo 2009-2010, avançou com a formação na Terceira, certificando vários técnicos no mercado de trabalho local, assim como formadores que vão garantir a orientação da Academia Local da Cisco na Praia da Vitória.
Até Maio de 2011, a ENTA vai promover um novo processo de formação neste âmbito na Terceira.
Após essa formação, segundo os responsáveis, a Academia Local da Cisco na Praia da Vitória assume o processo de formação e certificação na Terceira e a ENTA dedicar-se-á à implementação de novos currículos de certificação em Wireless e Security.
As Academias Cisco (Networking Academy, na denominação original) vêm formando os arquitectos da economia de redes informáticas por todo o mundo desde 1997.
O conceito une formação e Internet, capacitando os profissionais em competências tecnológicas essenciais à economia globalizada do século XXI.
Estas academias estão localizadas em centros de ensino médio, escolas técnicas e profissionais, universidades e outros centros de formação.
Estão formadas actualmente dez mil academias, espalhando-se por mais de 150 países e formando mais de meio milhão de alunos.
Todos eles têm acesso a um currículo formativo reconhecido internacionalmente, cuja aprendizagem é feita em e-learning, laboratórios práticos e avaliações on-line.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt