O Parque de Estacionamento Urbano (PEU) foi inaugurado na manhã de segunda-feira, dia 06, concretizando-se, segundo o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, uma nova etapa da Estratégia Global Integrada de Revitalização da Cidade.
Roberto Monteiro, que discursava na cerimónia de inauguração da infra-estrutura, explicou que a sua localização e vocação potenciam o novo parque como apoio nevrálgico da acessibilidade aos serviços e ao comércio localizados no centro da urbe.
“O parque está localizado de forma equidistante entre o Largo da Luz e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, áreas principais de confluência do movimento diurno da cidade. Dista 50 metros da Academia da Juventude e das Artes e do Auditório do Ramo Grande, espaços principais de movimento nocturno. Possui uma ligação directa e pedonal ao centro da Rua de Jesus, ou seja, assume um papel determinante na acessibilidade dos utentes e dos clientes aos serviços e ao comércio do centro da cidade. E é também uma obra determinante para a estratégia de deslocalização dos serviços municipais para a Praça Francisco Ornelas da Câmara”, realçou o autarca.
“O novo parque será totalmente vocacionado para os clientes do comércio e para os utentes dos serviços públicos e privados. Este objectivo será assegurado por via da aplicação do sistema de tarifa em regime de curta duração, ou seja, permitindo o estacionamento por um período máximo de duas horas. O presente investimento não faria qualquer sentido se fosse destinado aos proprietários e/ou aos funcionários do comércio e serviços em detrimento dos seus clientes e utentes que se deslocam à cidade”, reforçou Roberto Monteiro, clarificando a vocação da infra-estrutura inaugurada na manhã de segunda-feira.
Requalificar o centro urbano
Segundo o autarca, a infra-estrutura, com capacidade para 72 viaturas, resultando de um investimento municipal de 1,2 milhões de euros, decorre de um plano plurianual delineado para o desenvolvimento e requalificação do centro da Praia da Vitória, que começou em 2008 e que estará concluído até ao primeiro semestre de 2012.
Este plano, explicou o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, além do PEU, inclui a requalificação dos equipamentos, vias e passeios do centro urbano (projecto iniciado em 2008 e com prazo de conclusão em 2011), a formulação do Plano de Mobilidade (que decorreu entre 2009 e 2010 e que, a partir de Janeiro de 2011, vai alterar o sentido do trânsito e algumas artérias da cidade, assim como o regime de estacionamento na malha urbana), a construção da Academia da Juventude (que decorreu entre 2008 e 2010, reabilitando o antigo Salão Teatro Praiense e criando, em conjugação com o Auditório do Ramo Grande, um complexo cultural de relevo na Região e no País), a requalificação da zona litoral da cidade (onde despontam a Marginal da cidade e o Parque Ambiental do Paúl), a localização da empresa municipal Praia em Movimento na Praça Francisco Ornelas da Câmara, a realização do Projecto de Revitalização do Comércio Tradicional, executado pela empresa Sales-Up e financiado na íntegra pelo Município e a abertura de uma delegação da Câmara do Comércio na cidade.
“Em 2012, concluiremos a componente pública municipal deste plano com a deslocalização dos serviços camarários para a Praça Francisco Ornelas da Câmara”, anunciou Roberto Monteiro.
“Como podeis constatar, o esforço do Município na concretização desta revitalização tem sido significativo, representando um investimento global superior a 26 milhões de euros. Tudo foi devidamente pensado, avaliado e programado. Nunca reagimos por impulsos ou por pressões ocasionais, mas sim com base num projecto em que acreditamos e muito nos orgulhamos dos resultados da sua implementação”, sublinhou o presidente da Autarquia praiense.
Melhor representatividade na Câmara do Comércio
Antes do presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, interveio o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz que, após congratular a Autarquia pela concretização da obra, que enquadrou “numa antiga ambição dos comerciantes locais e dos habitantes da cidade”, desafiou o comércio local a unir-se pela defesa de uma representação diferenciada na Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.
“À semelhança dos núcleos empresariais da Graciosa e de São Jorge, que possuem estruturas representativas do seu tecido empresarial, com corpos sociais eleitos e organizados junto da Câmara do Comércio, entendo que os empresários da Praia da Vitória devem ter o mesmo tipo de representação”, argumentou Carlos Armando Costa.
“Caso os empresários da Praia entendam que esta é uma reivindicação que lhes será útil, a Junta de Freguesia de Santa Cruz está totalmente disponível para, em parceria com os empresários, iniciar conversações com a Câmara do Comércio no sentido de se encontrar uma solução que satisfaça os nossos empresários”, garantiu o responsável.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt