O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória considerou que o I Festival Internacional de Chocolate da Praia da Vitória, que decorre até Domingo na Academia da Juventude, é o “exemplo perfeito” de como é possível organizarem-se actividades inovadoras e atractivas sem grandes custos.
Roberto Monteiro, que falava na inauguração do certame, que ocorreu na manhã de sexta-feira, dia 10, explicou que o evento resulta de uma parceria entre o Município e a Escola Profissional da Praia da Vitória, espelhando a cooperação perfeita entre ambas as entidades.
“Este evento prova que se cada entidade for capaz de procurar os parceiros ideais e se apresentar com total abertura para cooperar, é possível realizarem-se iniciativas atractivas, inovadoras e reprodutivas”, realçou o autarca praiense.
“Há algum tempo que a Câmara Municipal tinha a vontade em realizar um festival desta natureza. E a Escola Profissional da Praia abraçou o projecto e incutiu um espírito que o Município defende: a articulação entre o ensino e a comercialização. É isso que quem visitar o Festival vai encontrar: os alunos de várias escolas profissionais a competirem saudavelmente entre si, fazendo uso do que aprendem; e o trabalho final desenvolvido por duas pastelarias da ilha, cujos produtos são de reconhecida qualidade”, argumentou.
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória proferiu estas palavras antes de testemunhar a medição do cachalote em tamanho real feito de chocolate, no âmbito da candidatura dessa escultura (patente no claustro da Academia durante os três dias do festival) ao Livro dos Recordes do Guinness.
“Esta candidatura é um dos principais atractivos na edição deste ano. E, com certeza, nas próximas edições, teremos outros atractivos inovadores”, sublinhou Roberto Monteiro.
Em breve será conhecida a decisão dos avaliadores dos Recordes do Guinness relativamente à candidatura no âmbito do Festival Internacional do Chocolate.
Até domingo, dia 12, o chocolate será rei e senhor da Academia da Juventude e das Artes.
No claustro da Academia, os visitantes podem ver a escultura em chocolate de um cachalote em tamanho real.
Na sala principal estão à venda diversos tipos de chocolates e bombons confeccionados pelas pastelarias Mimos e O Forno.
No outro lado da sala, estarão os alunos das escolas profissionais presentes no evento (da Praia, de São Miguel e da Turquia), que vão demonstrando a confecção de chocolate, além de irem competindo em diversas provas.
No bar da Academia são confeccionadas e vendidas várias bebidas feitas à base de chocolate.
Durante o certame decorrerão vários concursos: bolo de chocolate confeccionado por profissionais; sobremesa de chocolate confeccionada por profissionais; e bolo de chocolate confeccionado por amadores.
Os bolos deste último concurso estarão expostos para votação a partir das 17h00 de domingo.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt