O Conselho Municipal de Segurança solicitou às autoridades policiais o reforço da presença policial junto das escolas do concelho, assim como o incremento das acções de sensibilização nesses locais, particularmente nas direccionadas para o combate ao tráfico e consumo de estupefacientes.
Os conselheiros, que reuniram no Auditório da Casa das Tias, no dia 22, pediram especial atenção para as escolas Vitorino Nemésio e Francisco Ornelas da Câmara.
Neste âmbito, o Conselho Municipal de Segurança da Praia da Vitória aprovou o agendamento de reuniões com os conselhos executivos e com as associações de estudantes das escolas do concelho. Nestes encontros, a delegação mandatada pelo Conselho recolherá as preocupações e sugestões destas entidades para o combate a situações ilícitas no espaço escolar.
Na reunião do Conselho Municipal de Segurança, os conselheiros solicitaram ainda a atenção das autoridades policiais para o tráfego rodoviário junto aos estabelecimentos de ensino, particularmente na Escola Vitorino Nemésio e na Escola Francisco Ornelas da Câmara.
Os conselheiros consideram que é necessário o reforço da presença policial nos principais horários de entrada e saída dos alunos, assim como uma atitude pedagógica por parte da polícia e a sensibilização dos condutores para a necessidade de serem respeitadas as regras de trânsito, evitando-se assim os constrangimentos e a confusão que, algumas vezes, se geram nessas alturas.
O organismo recomendou também a articulação entre as várias forças policiais no sentido de se reforçarem as estratégias e acções de combate à criminalidade no concelho.
Neste âmbito, foi também solicitado o reforço do patrulhamento policial nas zonas rurais, sobretudo nos períodos nocturnos.
Os representantes das autoridades policiais no concelho manifestaram total disponibilidade para as recomendações do Conselho Municipal de Segurança.
Neste encontro, o representante da Polícia de Segurança Pública (PSP) noticiou que a criminalidade denunciada no concelho da Praia da Vitória baixou 9,5 por cento entre na comparação dos últimos dois anos.
Segundo a PSP, em 2009, foram denunciados 596 crimes no concelho. Este ano, contabilizados os primeiros 11 meses, esse número fixou-se nas 539 ocorrências.
A mesma fonte indicou que, comparando o número de detenções registadas nos primeiros nove meses de 2010 com as registadas em 2009, se registou um aumento de 17 por cento nas detenções efectuadas no concelho, particularmente ao nível do roubo e do furto.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt