O Concurso de Presépios 2010, organizado pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, foi ganho por Jaime Lopes Silva, premiando o rigor histórico e a composição do Presépio construído pelo praiense.
O júri do concurso, formado por Francisco Ferreira, Juvenal Castro e Rui Melo, atribuiu o segundo lugar ao Presépio de Adalberto Couto e o terceiro lugar ao Presépio de Ademar Marques.
Na edição de 2010 do Concurso de Presépios organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória participaram 11 concorrentes.
“[O primeiro prémio foi atribuído a Jaime Lopes Silva porque] o Presépio apresentava uma sequência de episódios bíblicos que demonstravam um conhecimento e/ou estudo bíblico aprofundados do advento do nascimento de Cristo, para mais, com uma preocupação estética que cuidou que as personagens e adereços obedecessem a uma escala unificada, factor que, no caso, se destacou dos restantes concorrentes, pela sua acuidade simbólica e estética, tendo em conta a diversidade de personagens utilizadas”, justifica o júri do concurso.
Os três elementos do júri justificaram a atribuição do segundo prémio ao Presépio de Adalberto Couto com o “seu aparato estético e dimensão considerável, criado por uma envolvência cuidada e pela construção hábil, em poliuretano, de uma cidade com referências egípcias, dotada de vários elementos animados”.
“[Estas características], no seu conjunto, proporcionavam ao observador uma experiência cenográfica e, de certo modo, teatral que o júri considerou de interesse relevante pela sua originalidade e capacidade de execução”, sublinharam.
“O terceiro classificado apresentou, no entender do júri, um trabalho de grande interesse artesanal, que se destacou na criação, pelos autores, das personagens do presépio em tecido, no caso, factor que o júri considerou decisivo na atribuição do prémio. Para além desta característica única no conjunto dos trabalhos apresentados, este trabalho também se destacou pela sua dimensão e pelo cuidado da sua composição, incorporando várias cenas tradicionais da vida rural da ilha Terceira numa composição de grande dimensão e impacto visual”, argumentou o júri do concurso, na justificação da atribuição do terceiro lugar a Ademar Marques.
O primeiro classificado ganhou uma viagem a Lisboa; o segundo classificado bilhetes para o Carnaval 2011 no Auditório do Ramo Grande e publicações do Município da Praia da Vitória; e o terceiro classificado ganhou publicações do Município da Praia da Vitória.
Na apresentação dos vencedores, os três elementos do júri realçaram que a atribuição dos prémios teve por base o rigor histórico e a composição dos Presépios a concurso, já que a avaliação da qualidade e o empenho de todos os participantes foi idêntica.
Na edição de 2010 do Concurso de Presépios na Praia da Vitória participaram 11 concorrentes. Além dos três vencedores, concorreram também Cândida Ávila, Cristina Fernandes, a Associação Grupo de Jovens da Vila das Lajes, Júlia Lima, Manuel Toledo, Paulo Carvalho, Sérgio Reis e Valter Silva.
O Concurso de Presépios é organizado anualmente pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Praia da Vitória, tendo por objectivo contribuir para a preservação e incentivo à realização desta tradição natalícia.
Gabinete de Comunicação
Notícias Relacionadas
Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt