Saltar para os conteúdos
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Sublinhar Links
Reset

Notícias ver mais

Sociedade
Instituição com uma nova missão para o século XXI: Associação Salão Teatro Praiense inicia actividade em Abril de 2011
20 janeiro 2011

No primeiro dia de Abril deste ano decorrerá a assinatura da escritura de constituição da Associação Salão Teatro Praiense, entidade que substitui a antiga sociedade com o mesmo nome, revitalizando esta instituição histórica do Concelho. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira, dia 20, pelo presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Roberto Monteiro, que apresentou o projecto em conferência de imprensa, adiantou que a nova associação recupera a memória do Salão Teatro Praiense e lhe atribui uma nova missão, enquadrada no século XXI.

“Em Dezembro, foi aprovada por unanimidade a extinção da sociedade Salão Teatro Praiense. E nessa altura, face ao empenho dos sócios e da Câmara Municipal, foi também aprovada a constituição de uma nova entidade que recuperasse a memória do Salão Teatro Praiense, mas que o enquadrasse num novo objectivo, garantindo-se assim uma nova vida. Esta associação pretende, assim, homenagear os praienses que, durante 89 anos, deram um exemplo de união e determinação em prol do desenvolvimento cultural e social do Concelho através da implementação de um projecto comunitário de grande impacto”, explicou o autarca.

A Associação Salão Teatro Praiense terá como objecto social actividades e projectos ligados às Artes, à Ciência, à Tecnologia, à Inovação e ao Empreendedorismo.

“Desta forma, apostamos decisivamente nos sectores estruturantes do século XXI, mantendo os princípios e os valores dos nossos antepassados como forma de potenciar o progresso às novas gerações. Estas áreas não estavam abrangidas pela acção de nenhuma entidade no Concelho. Por isso, faz todo o sentido que a associação labore nesses sectores”, explicou Roberto Monteiro, que realçou a simbologia associada a este projecto.

“Este projecto cumpre o compromisso assumido perante todos os sócios que doaram as suas acções, ou as mantiveram sempre com o interesse de participar num projecto que vivenciaram e em que nunca deixaram de considerar útil e necessário. E perpetua uma História que orgulha os Praienses e cuja memória queremos transportar para as gerações futuras”, sublinhou.

 

Parceiros no projecto

 

Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara da Praia explicou que os sócios fundadores da Associação Salão Teatro Praiense serão os sócios que doaram ou que detêm acções da Salão Teatro Praiense, SA. e promotores individuais de projectos ligados às Artes, Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

“Neste último caso, a integração na associação abre as portas a apoios oficiais aos particulares que desenvolvem projectos desta natureza e que, até aqui, estavam impedidos de aceder a esses apoios”, adiantou o presidente da Autarquia.

Como sócios institucionais, a associação, nesta primeira fase, conta com o Município da Praia da Vitória, a Fundação de Ensino Profissional da Praia da Vitória, a Universidade dos Açores, a Universidade Aberta, a Praia em Movimento, E.M, as escolas Vitorino Nemésio, Francisco Ornelas da Câmara e dos Biscoitos, a Academia de Arte Realista de Toronto, a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo e a Associação Alerta.

Como parceiros institucionais, a Associação Salão Teatro Praiense terá o Governo Regional dos Açores, a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Consulado dos Estados Unidos da América nos Açores, o INOVA, a empresa Critical Software, a empresa GlobeStar Systems (dinamizadora das Academias Cisco), a ARCO – Centro de Artes & Comunicação Visual, a EPIC – Escola Profissional de Imagem e Comunicação, a RESTART – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, a ContagiArte – Centro de Formação Cultural e a LSD – Lisbon School of Design.

Neste momento, segundo o autarca, decorrem os contactos com vista à celebração dos protocolos com estas entidades.

“Numa primeira fase, a Associação Salão Teatro Praiense assumirá a gestão da Academia da Juventude e das Artes, a Rede Municipal de Infocentros e a atribuição e gestão de Bolsas de Estudo. No caso da Academia, a associação assume a sua gestão para permitir alargar o espectro de acção da infra-estrutura e, sobretudo, o leque de parcerias formativas e institucionais, uma vez que a integração da Academia numa empresa municipal impedia essa dinamização. Relativamente às bolsas de estudo, a atribuição desta competência é simbólica, porque a sociedade Salão Teatro Praiense foi a primeira entidade no Concelho a entregar bolsas de estudo a estudantes de famílias carenciadas”, explicou Roberto Monteiro.

 

Instituição emblemática

 

A sociedade Salão Teatro Praiense nasceu a 01 de Abril de 1922, vindo a consolidar-se como instituição de referência na dinamização de actividades culturais e de apoio social na Praia da Vitória.

Ao longo dos seus 89 anos de história, a Instituição assentou sempre na união em prol do progresso social e cultural da Praia da Vitória e na vontade comum de um modelo de participação igualitária dos sócios, independentemente do seu estatuto social ou poder económico. De tal forma que cada sócio tinha apenas direito a um voto independentemente do valor ou número de acções que possuía.

Em 2007, a entidade reformulou os seus estatutos, transformando-se numa sociedade anónima.

Contudo, dada a proliferação de entidades, privadas e oficiais, de dinamização cultural e de apoio social no Concelho, o Salão Teatro Praiense entrou num período de inactividade.

O seu último acto foi a doação do seu imóvel à Câmara Municipal da Praia da Vitória, permitindo a construção da Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira.

“Oitenta e nove anos depois, e evitando-se o fim desta instituição histórica e emblemática do Concelho, o Salão Teatro Praiense avança para um novo capítulo da sua vida. Acredito que, assim, continuará por mais décadas a ser um marco na história da Praia da Vitória”, concluiu Roberto Monteiro.

Gabinete de Comunicação

Notícias Relacionadas

De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
Sociedade
14 outubro 2022
De 28 de outubro a 13 de novembro, Festival Outono Vivo enche a Praia da Vitória de livros e cultura
O festival literário e cultural Outono Vivo decorre de 28 de outubro a 13 de novembro, enchendo a Praia da Vitória de Literatura, Teatro, Cinema, Dança e Música.
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
Sociedade
01 fevereiro 2023
Processo das escrituras com moradores está em curso, Câmara confirma 1M€ do Governo dos Açores para o processo do Bairro dos Americanos
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória confirmou, esta quarta-feira, dia 01 de fevereiro, o pagamento, por parte do Governo dos Açores, de um milhão de euros referentes ao contrato ARAAL assinado para a legalização do Bairro dos Americanos, em Santa Rita.
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
Sociedade
02 abril 2023
Câmara Municipal da Praia assinalou Dia Mundial do Autismo com caminhada pela cidade
A Câmara Municipal da Praia da Vitória assinalou hoje, dia 02 de abril, o Dia Mundial da Consciencialização das Perturbações do Espectro do Autismo com uma caminhada entre a Marginal da cidade e a Praça Francisco Ornelas da Câmara, seguindo-se uma aula aberta de aeróbica neste local.
Logo Município da Praia da VitóriaLogo ISO 9001

Praça Francisco Ornelas da Câmara | 9760-851 Santa Cruz
Telefone: 295 540 200
geral@cmpv.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. OK Ler mais